DPE-AP se torna referência com atendimento pelo WhatsApp

Com o uso do principal aplicativo de mensagens do Brasil, o número de atendimentos cresceu na pandemia.

Por Jeanne Maciel
11 Mar de 2022, 3 anos atrás
DPE-AP se torna referência com atendimento pelo WhatsApp

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) conseguiu se reinventar na pandemia para garantir o acesso à justiça utilizando o principal aplicativo de mensagens do Brasil, o WhatsApp. De 4 mil atendimentos mensais no começo da pandemia, a implantação do sistema unificado alavancou para 15 mil os atendimentos eletrônicos - um crescimento excepcional de 275% - e virou referência para outras Defensorias Públicas.

Segundo Igor Freire, um dos defensores públicos responsáveis pela implementação do atendimento virtual, a ideia de utilizar um aplicativo inserido no dia-a-dia era essencial pela dificuldade de acesso de alguns assistidos.

“Utilizar o WhatsApp era importante para nós porque, diferentemente de outros atendimentos eletrônicos com aplicativos próprios, o assistido, possivelmente, não precisaria baixar e já dominaria a ferramenta”, esclareceu.

Com o sucesso, o WhatsApp da DPE-AP virou referência para outras defensorias públicas. “Somos a Defensoria Pública mais nova do Brasil e conseguimos levar essa referência para outras, como as do Rio Grande do Norte e Amazonas, que já estão implantando o mesmo sistema”, disse Igor Freire.

Em dezembro, as defensoras e defensores públicos Elena Rocha, Isabelle Mesquita, Igor Freire e Diogo Grunho receberam um certificado de reconhecimento da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) pela inovação e contribuição no fortalecimento da instituição no Brasil.