DPE-AP ultrapassa 150 mil atendimentos em 2023

No Dia da Justiça, relembre as conquistas da Defensoria ao longo do ano.

Por Ingra Tadaiesky
08 Dez de 2023, um ano atrás
DPE-AP ultrapassa 150 mil atendimentos em 2023

 

Em 8 de dezembro de 1945, foi instituído o Dia da Justiça, uma data dedicada a homenagear o Poder Judiciário e todos os profissionais que trabalham para o cumprimento da justiça no país. Fundamental nesta atuação, em 2023 a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) garantiu o acesso à justiça para todos aqueles que a procuraram, ultrapassando a marca dos 150 mil atendimentos.

Até o dia 5 de dezembro deste ano, a instituição realizou 157.320 atendimentos, representando um aumento de 18,7% em relação ao ano passado. Esse número é reflexo do empenho da instituição em levar o melhor serviço possível para a população mais vulnerável do estado, sendo o único instrumento da Justiça outorgado pela constituição a garantir e proteger os direitos humanos.

“Esses números refletem o que a gente identifica na prática: a Defensoria do Amapá trabalha muito, como nenhuma outra instituição trabalha. Nossos defensores e servidores se dedicam verdadeiramente ao ofício de atender a população”, comemorou o defensor público-geral, José Rodrigues.

Para além do trabalho e competência da equipe da DPE-AP, o defensor público-geral atribuiu o crescimento dos números a todos os investimentos feitos na instituição ao longo do ano.

“Investimos em pessoal, em sistemas, em sedes, na modernização da Defensoria em todos os sentidos e, para o próximo ano, teremos certamente o aumento exponencial desses números, pois vamos estar com todas as sedes em plena atividade desde o início do ano e defensores públicos capacitados em cada uma delas”, garantiu José.

Em 2023, a Defensoria completou a sua jornada de estruturação, alcançando todas as comarcas do Amapá ao entregar as últimas quatro sedes ao longo do ano. Assim, tornou-se a primeira do Brasil a atingir esse marco.

No mesmo ano, o segundo concurso público da Defensoria resultou na posse de oito novos membros, reforçando a capacidade da DPE-AP em executar o papel crucial de defender os direitos de todos os assistidos.

“Todo investimento significa mais atendimentos para a população e que mais pessoas estão tendo os seus direitos fundamentais concretizados. Quando aumentamos a capacidade de atendimento, nós conseguimos acelerar o cumprimento da nossa missão constitucional de ampliar o acesso à justiça”, explicou o corregedor-geral, Eduardo dos Anjos.

Um dos destaques de 2023 foi a Carreta da instituição, que esteve presente em 26 ações, tanto nas atividades da Defensoria quanto prestando apoio a outras instituições. A unidade móvel representa o compromisso contínuo da DPE-AP em proporcionar e facilitar o acesso aos direitos de forma eficaz e itinerante.

A Defensoria Pública do Amapá alcançou integralmente seu propósito constitucional: desempenhar o papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, atuando como agente ativo de transformação social.