DPE recomenda que Prefeitura de Macapá inclua população em situação de rua no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

Essas pessoas já são prioridades no Programa Nacional de Imunização

Por Rafael Guerra
26 Abr de 2021, 3 anos atrás
DPE recomenda que Prefeitura de Macapá inclua população em situação de rua no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

A Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) recomendou, na manhã desta segunda-feira, 26, que a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) inclua a população em situação de rua cadastrada no CadÚnico e nos consultórios de rua no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

A defensora pública, Júlia Lordelo, lembrou que o Programa Nacional de Imunização (PNI) já incluiu essas pessoas no grupo de prioridades.

Como a PMM ainda não informou se tem cumprido o PNI e como fará com a vacinação da população em situação de rua, o documento também pede dados, caso esse grupo tenha sido vacinado em Macapá e recomenda que as informações sobre essa imunização sejam ostensivas.

Caso essas pessoas não estejam sendo vacinadas, a recomendação é para que a Prefeitura elabore e apresente o programa de vacinação com primeira e segunda dose à DPE-AP e ao MP-AP.

O documento deve ser respondido em até cinco dias.

Enquanto isso, a Defensoria Pública aguarda resposta do ofício que enviou na última sexta-feira, 23, quando recomendou que PMM e Governo do Estado informassem os esforços que estavam sendo feitos, junto ao Governo Federal, para cumprir a aplicação da segunda dose da CoronaVac dentro do intervalo máximo de 28 dias, recomendado pela fabricante para garantia de imunização. Também foi recomendada uma divulgação mais transparente quanto a expectativa de chegada de novas vacinas e as estratégias de manejo para eventuais pessoas que não sejam vacinadas dentro do prazo.