DPG José Rodrigues prestigia lançamento da campanha nacional da Anadep

"Onde há Defensoria, há justiça e cidadania" é a o tema deste ano.

Por Rafael Guerra
05 Mai de 2022, 2 anos atrás
DPG José Rodrigues prestigia lançamento da campanha nacional da Anadep

 

Em Brasília, a agenda do defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, nesta quinta-feira, 5, iniciou com o lançamento da campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), em parceria com o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

Com um mutirão de atendimentos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o evento apresentou o tema deste ano: “Onde há Defensoria, há justiça e cidadania”. O objetivo é gerar uma reflexão sobre o fortalecimento e valorização da instituição e mostrar que a Defensoria Pública é referência para o acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidades.

Essa é uma pauta que a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) tem trabalhado desde a conquista de sua autonomia, em dezembro de 2019, e intensificada desde o fim de março deste ano, com a posse do primeiro defensor público-geral de carreira.

“Esse trabalho de fortalecimento tem que passar pela sociedade e principalmente pelas autoridades, como parlamentares e chefes dos poderes, para que haja uma sensibilização e valorização, inclusive financeira, da Defensoria Pública.
Só uma Defensoria fortalecida consegue cumprir suas obrigações constitucionais”, destacou José Rodrigues.


O presidente da Adepap, defensor público Ricardo Carvalho, também esteve no evento e já antecipou que o trabalho será intenso ao longo do ano.

“Esse ano a agenda de trabalho será conjunta, entre as associações e as Defensorias, para esse projeto maior, que é o fortalecimento da nossa instituição”, explicou.