Em ação civil pública, Defensoria Pública pede restabelecimento de exames laboratoriais no HCAL

Pacientes procuraram a instituição para pedir providências.

Por Jeanne Maciel
23 Mar de 2023, 2 anos atrás
Em ação civil pública, Defensoria Pública pede restabelecimento de exames laboratoriais no HCAL

 

A paralisação do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (HCAL) tem gerado uma série de transtornos para as pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde para tratamentos de média e alta complexidade. No último dia 9 de março, pacientes da unidade procuraram a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) para pedir providências sobre o caso.

A defensora pública Marcela Fardim, da 2ª Defensoria Cível de Macapá, que atua em causas de saúde pública, fez uma inspeção no local nos dias 9 e 10 de março, onde confirmou a interrupção total de exames laboratoriais e que antes disso, muitos outros já não estavam sendo realizados por falta de insumos.

“Quando recebemos a denuncia, inicialmente foi dada a informação de que o laboratório havia paralisado pela falta de pagamento dos serviços prestados por uma empresa terceirizada, mas descobrimos que o problema não era apenas esse”, relatou a defensora pública.

Conforme averiguado pela equipe da DPE-AP na inspeção, tratamentos como quimioterapias e hemodiálises estavam impedidos de serem liberados aos pacientes pela paralisação do laboratório.

Exames como biópsias, tomografias com contraste e imunoistoquímica estavam sendo feitos em clínicas particulares pelos pacientes. Pela falta de insumos, os exames de hemocultura, urucultura e cultura de secreção traqueal não eram realizados no local.

“Decidimos fazer essa ação civil pública porque os pacientes estão sem os exames citados e ainda averiguamos que há aparelhos sendo subutilizados, tanto pela falta de insumos, quanto pela falta de profissionais capacitados para o manuseio”, informou Marcela Fardim.

Na ação civil pública, a DPE-AP requer que o Estado do Amapá preste informações e restabeleça o funcionamento do Laboratório de Análises Clínicas, com os insumos e materiais necessários.

Além disso, realize em até 60 dias todos os exames paralisados, informando a lista de pacientes que aguardam os procedimentos, entre outros pedidos.