Em Ação Civil Pública, DPE-AP consegue tutela antecipada para manutenção de parque elétrico de Vitória do Jari

A decisão foi concedida no dia 11 de maio.

Por Jeanne Maciel
30 Mai de 2023, um ano atrás
Em Ação Civil Pública, DPE-AP consegue tutela antecipada para manutenção de parque elétrico de Vitória do Jari

 

No sul do estado, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) obteve, através de Ação Civil Pública em conjunto com o Ministério Público do Amapá (MP-AP), a tutela antecipada para que, em 30 dias, a Companhia de Eletricidade do Amapá - Equatorial Energia adote providências para substituição de postes e manutenção integral do Parque Elétrico de Vitória do Jari, sob pena de multa diária no valor de 50 mil reais. A decisão foi concedida no dia 11 de maio.

A ação surgiu em razão da precariedade e deficiência no fornecimento de energia elétrica no município, que ocasionou um incêndio por curto-circuito em novembro de 2022, resultando em casas inteiramente destruídas e pessoas feridas.

Foram requeridas a manutenção preventiva do Parque Elétrico, bem como as providências técnicas necessárias, troca de postes, transformadores, subestações, entre outros equipamentos. Além do pagamento de indenização a título de dano social no valor de R$ 250.000,00 e dano moral coletivo, de mesmo valor.

Segundo a defensora pública Fabiana Anézia, coordenadora do Núcleo Regional de Vitória do Jari, as tratativas com o Ministério Público ocorreram com o objetivo de unir forças, dada a importância da ação interinstitucional.

“A notória precariedade da rede elétrica de Vitória do Jari, bem como a efetiva ocorrência de incêndio no município, motivaram o ingresso da Ação Civil Pública, uma vez que a essencialidade do serviço de energia elétrica é tanto um direito fundamental quanto uma condição material e imprescindível para o gozo dos demais direitos humanos, mormente num município onde existem diversas vulnerabilidades”, expressou a defensora pública.