Em Amapá, Defensoria Pública facilita acesso à justiça para mulher em audiência trabalhista

Termo de Cooperação Técnica entre TRT-8 e DPE-AP possibilita participação.

Por Ingra Tadaiesky
09 Fev de 2024, 5 meses atrás
Em Amapá, Defensoria Pública facilita acesso à justiça para mulher em audiência trabalhista

 

Com sedes em todas as comarcas, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) estabeleceu, em 2023, um Termo de Cooperação Técnica em que permite que o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) utilize seus prédios nos municípios. Na última terça-feira, 6, Fernanda da Silva, moradora de Amapá, pôde ter acesso à justiça ao participar de uma audiência trabalhista realizada através de videoconferência na sede da DPE-AP.

Com um processo trabalhista em andamento e a Vara mais próxima sendo em Macapá, a mulher precisaria se deslocar até a capital do estado, a 303 quilômetros de sua casa. Com a parceria entre as instituições ela pôde evitar as despesas do deslocamento e participar dos atos processuais.

"Gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo atendimento prestado pela Defensoria Pública do Amapá. Graças a esse apoio, consegui evitar gastos relacionados ao deslocamento até Macapá, além de garantir que meus direitos fossem adequadamente protegidos", disse Fernanda.

A Defensoria Pública do Estado do Amapá reitera seu compromisso em proporcionar acesso à justiça a todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica ou condição socioeconômica, e reafirma seu papel fundamental na promoção da igualdade e na proteção dos direitos individuais e coletivos.

Termo de Cooperação Técnica

No dia 11 de abril de 2023, Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) assinaram os Termos de Cooperação e Cessão entre as instituições. Os documentos formalizaram a parceria que permite que a Justiça do Trabalho utilize esses espaços em ações de comum interesse entre as instituições. O documento também prevê uma troca de conhecimentos técnicos, além de tramitar, no âmbito de cada um, o desenvolvimento de projetos que versem sobre a inclusão social e digital do estado do Amapá.