Em Audiência Pública, DPE-AP sugere à ANEEL medidas para diminuição do custo da energia elétrica no Amapá

Diálogo ocorreu em audiência pública sobre o processo de Revisão Tarifária no Amapá.

Por Jeanne Maciel
29 Set de 2023, um ano atrás
Em Audiência Pública, DPE-AP sugere à ANEEL medidas para diminuição do custo da energia elétrica no Amapá

 

Na última quarta-feira, 27, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) esteve em mais uma Audiência Pública para discutir sobre a crise elétrica no estado. Desta vez, o processo de Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial Energia Amapá foi o tema dialogado com a população. A Audiência Pública foi promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ocorreu no auditório da OAB Amapá.

O defensor público e coordenador do Núcleo Cível de Macapá, Márcio Peixoto, aproveitou seu momento de fala para propor alternativas visando não aumento da tarifa de energia elétrica. A revisão proposta pela ANEEL é de 44,41%.

“O consumidor amapaense tem sido penalizado. Boa parte do custo da conta de energia elétrica, que já está impagável hoje, é decorrente dos custos de transmissão da energia, encargos, perdas não técnicas - como desvio de rede, erros de leitura, medição e faturamento - e receitas irrecuperáveis”, pontuou o defensor público.

Para Márcio, a discussão só deve ter resultado por meio de medidas legislativas. “O que a Defensoria Pública vê como alternativa prática para que não aconteça o reajuste de 44% é que sejam limitadas as perdas não técnicas e as receitas irrecuperáveis e que haja uma reformulação da cobrança dos encargos”, explicou.

O defensor público ressaltou que a Defensoria Pública tem atuado nas causas relacionadas à energia elétrica e está de portas abertas para atender as demandas da população.

Ainda este mês, Márcio se reunirá com o diretor da ANEEL, Fernando Mosna, para dialogar sobre as alternativas expostas durante a Audiência Pública.