Em Brasília, defensor público reúne com ANEEL para dialogar sobre aumento de tarifa de energia no Amapá

Márcio Peixoto, do Núcleo Cível de Macapá, apresentou propostas visando o não aumento da tarifa.

Por Jeanne Maciel
10 Out de 2023, 8 meses atrás
Em Brasília, defensor público reúne com ANEEL para dialogar sobre aumento de tarifa de energia no Amapá

 

Na última segunda-feira, 9, o defensor público Márcio Peixoto, coordenador do Núcleo Cível de Macapá, esteve na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília, para dialogar sobre a Revisão Tarifária Periódica da CEA Equatorial Energia no Amapá. Márcio, que tem representado a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) na discussão, esteve na audiência pública promovida pela ANEEL em setembro e propôs alternativas visando o não aumento da tarifa, prevista para 44,4%.

Durante a reunião, o defensor público disse que a instituição tem uma preocupação maior em relação ao reajuste, visto que nos últimos anos os assistidos têm procurado cada vez mais a instituição com problemas relacionados à CEA Equatorial Energia e superendividamento pela alta tarifa.

“Diversas liminares e sentenças favoráveis têm sido deferidas pela justiça amapaense. Muitas delas são de pessoas multadas em valores altíssimos pela concessionária de energia, as quais, assim que acionam o Poder Judiciário, veem a dívida deixar de existir, ser cancelada pela concessionária, sem explicação. Então há uma preocupação maior em relação ao que está acontecendo, em relação à origem desses débitos”, relatou Márcio durante a reunião.

O defensor público levou para a pauta as demandas protocoladas pelo Núcleo Cível de Macapá, bem como apontou novamente as alternativas visando a contenção dos custos de energia no Amapá.

Segundo Fernando Mosna, diretor da ANEEL, uma das alternativas que os amapaenses devem ter para resguardar seus direitos é registrar uma reclamação junto à Agência sobre a lesão que sofrer. “Futuramente, devemos criar esse elo com a Defensoria Pública para nos aproximar da população”, disse na reunião.