Em Brasília, defensor público reúne com ANEEL para dialogar sobre aumento de tarifa de energia no Amapá

Márcio Peixoto, do Núcleo Cível de Macapá, apresentou propostas visando o não aumento da tarifa.

Por Jeanne Maciel
10 Out de 2023, 10 meses atrás
Em Brasília, defensor público reúne com ANEEL para dialogar sobre aumento de tarifa de energia no Amapá

 

Na última segunda-feira, 9, o defensor público Márcio Peixoto, coordenador do Núcleo Cível de Macapá, esteve na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília, para dialogar sobre a Revisão Tarifária Periódica da CEA Equatorial Energia no Amapá. Márcio, que tem representado a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) na discussão, esteve na audiência pública promovida pela ANEEL em setembro e propôs alternativas visando o não aumento da tarifa, prevista para 44,4%.

Durante a reunião, o defensor público disse que a instituição tem uma preocupação maior em relação ao reajuste, visto que nos últimos anos os assistidos têm procurado cada vez mais a instituição com problemas relacionados à CEA Equatorial Energia e superendividamento pela alta tarifa.

“Diversas liminares e sentenças favoráveis têm sido deferidas pela justiça amapaense. Muitas delas são de pessoas multadas em valores altíssimos pela concessionária de energia, as quais, assim que acionam o Poder Judiciário, veem a dívida deixar de existir, ser cancelada pela concessionária, sem explicação. Então há uma preocupação maior em relação ao que está acontecendo, em relação à origem desses débitos”, relatou Márcio durante a reunião.

O defensor público levou para a pauta as demandas protocoladas pelo Núcleo Cível de Macapá, bem como apontou novamente as alternativas visando a contenção dos custos de energia no Amapá.

Segundo Fernando Mosna, diretor da ANEEL, uma das alternativas que os amapaenses devem ter para resguardar seus direitos é registrar uma reclamação junto à Agência sobre a lesão que sofrer. “Futuramente, devemos criar esse elo com a Defensoria Pública para nos aproximar da população”, disse na reunião.