Em Mazagão, Defensoria consegue duas absolvições no Tribunal do Júri

Primeiros júris de 2024 no município resultam em absolvição por legítima defesa e por ausência de materialidade.

Por Ingra Tadaiesky
28 Fev de 2024, 2 meses atrás
Em Mazagão, Defensoria consegue duas absolvições no Tribunal do Júri

Em Mazagão, o mês de fevereiro marcou o início das sessões do Tribunal do Júri de 2024 e a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) esteve presente assegurando a defesa de todos os réus convocados. Foram dois julgamentos e, com uma análise minuciosa dos fatos, as teses apresentadas pelo defensor público foram acolhidas e resultaram na absolvição dos assistidos.

No primeiro júri, realizado no dia 20 deste mês, a tese de legítima defesa foi aceita e no segundo, realizado no dia 23, foi identificada a ausência de materialidade, ou seja, não houve comprovação da ocorrência do crime.

O defensor público e coordenador do Núcleo Regional de Mazagão, Ricardo Carvalho, destacou que a Defensoria acompanhou de perto os assistidos desde a primeira fase do procedimento do júri até a finalização em plenário.

“Os réus eram primários e assim seguirão. Eles poderão refazer suas vidas sem a mácula de ter uma condenação criminal contra si. Então, graças à presença e à atuação da Defensoria Pública nos municípios nós conseguimos que situações como essas sejam resolvidas e nenhuma pessoa seja presa injustamente”, disse Ricardo.

Essas absolvições já estão contabilizadas como resultados positivos deste ano que, até o momento, teve 100% de aproveitamento em Mazagão. Em 2023, a DPE-AP obteve resultados favoráveis em 60% das defesas e a meta é continuar avançando com esses índices.

“Essas vitórias celebram o sucesso individual de cada caso, mas também reforçam a importância do trabalho da instituição na busca por uma justiça verdadeiramente equitativa e acessível a todos”, finalizou o defensor titular de Mazagão.