Em mesa redonda, defensora pública fala sobre direitos da pessoa autista e educação inclusiva

Evento ocorreu na Famap com a participação de alunos de pedagogia e direito.

Por Jeanne Maciel
24 Abr de 2023, um ano atrás
Em mesa redonda, defensora pública fala sobre direitos da pessoa autista e educação inclusiva

 

Na última quinta-feira, 20, a defensora pública Ana Cândida Oliveira, coordenadora do Núcleo da Criança e do Adolescente de Macapá, participou da mesa redonda “Direito à Educação e o Ensino Inclusivo de criança com Transtorno do Espectro Autista”, na faculdade Estácio Amapá (FAMAP). Alunos de pedagogia e direito participaram do evento organizado em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo.

Durante a mesa redonda, a defensora pública trouxe tópicos como a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e os deveres da escola para proporcionar a educação inclusiva. Além disso, também pontuou decisões recentes relacionadas às pessoas autistas.

Segundo Ana Cândida, essa foi uma importante ferramenta para expandir a discussão com os alunos, bem como conhecer a vivência de pessoas autistas e pais de autistas.

“Essa vivência do defensor público próximo à sociedade é muito importante. Assim podemos passar numa petição e para um juiz toda a realidade daquele assistido de forma individualizada”, pontuou Ana Cândida.

Em conjunto com a defensora pública, também participaram da mesa redonda o sociólogo, jornalista e escritor, Renivaldo Costa e a pedagoga e especialista em neuropsicopedagogia e práticas pedagógicas aplicadas à pessoas com Necessidades Educativas Especiais, Maria das Dores.