Em Oiapoque, Defensoria Pública inaugura Ponto de Inclusão Digital do TRT-8

A solenidade ocorreu neste domingo, 8.

Por Jeanne Maciel
02 Jul de 2023, 2 anos atrás
Em Oiapoque, Defensoria Pública inaugura Ponto de Inclusão Digital do TRT-8

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) inaugurou, na manhã deste domingo, 2, o Ponto de Inclusão Digital do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) na sede de Oiapoque. A instalação faz parte do Termo de Cooperação Técnica, assinado em abril de 2023.

A sala, que conta com internet e equipamentos de última geração para vídeoconferência, foi fruto de convênio da DPE-AP com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). O ambiente já era utilizado pelos assistidos da Defensoria e, agora, também receberá pessoas que queiram acessar e participar das audiências dos seus processos trabalhistas.

Conforme o Termo de Cooperação, todas as sedes da Defensoria Pública terão o Ponto de Inclusão Digital. Com a parceria, o TRT-8 conseguirá interiorizar o alcance dos seus serviços no Amapá, como o Balcão Virtual.

Segundo a subdefensora pública-geral, Elena Rocha, é uma alegria contribuir para a expansão do acesso à justiça.

“A falta de inclusão digital é uma vulnerabilidade muito presente ainda e afeta o andamento processual. Então, a inauguração dessa sala, onde a população vai poder buscar nossa sede para ter acesso ao serviço público, é muito marcante”, expressou

Para o presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada, a parceria com a Defensoria Pública é permanente.

“Na primeira reunião saímos com o nosso pacto firmado. Fiquei exatamente feliz e até mesmo emocionado com a receptividade da Defensoria Pública. A parceria é permanente e vamos estreitar os nossos laços”, disse Marcus Losada.

Durante a inauguração, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes Côrrea, aproveitou a oportunidade para entregar a Medalha dos 80 anos de CLT para a subdefensora pública-geral, Elena Rocha, em agradecimento pela parceria prestada à Justiça do Trabalho.

Também participaram da entrega o defensor público e presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amapá (ADEPAP), José Augusto Norat; o governador do Amapá, Clécio Luís Vieira; o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho; entre outras autoridades.