Em Santana, Carreta da Defensoria atendeu mais de 90 assistidos

Foram solicitadas a segunda via de certidões de nascimento, ações de divórcio, guarda, pensão alimentícia, investigação de paternidade, entre outros serviços.

Por Caroline Mesquita
13 Jul de 2024, 5 meses atrás
Em Santana, Carreta da Defensoria atendeu mais de 90 assistidos

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou neste sábado, 12, seu primeiro mutirão da Carreta programado para o segundo semestre de 2024. A previsão é de realizar mais 10 até o fim do ano.

Dessa vez, a unidade móvel estacionou no bairro Paraíso, em Santana, e efetivou mais de 90 atendimentos para a população do local e mediações. Solicitações de segunda via de certidão de nascimento, ações de divórcio, guarda, pensão alimentícia, investigação de paternidade e renegociação de débitos de energia foram bastante procurados.

A mãe Jacirene Pereira da Silva, 31 anos, é moradora da comunidade Porto do Céu e viu no mutirão do Paraíso a chance para retificar a certidão de nascimento dos seus filhos Jaciara, João Lucas e Jaciane.

“As certidões dos três estão erradas, com letras a mais, por algum problema no Cartório de Afuá. Com isso, nunca aceitaram o documento para fazer a identidade, por exemplo. Cheguei cedo aqui para resolver isso”, contou a dona de casa.

Paulo Corrêa de Freitas, de 76 anos, aproveitou o mutirão deste sábado para solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento. Morador do bairro Elesbão, o idoso tinha apenas a cópia do seu registro de nascimento porque perdeu todos os seus documentos em um assalto.

“Quando eu ia ao banco, tinha costume de levar todos os meus documentos originais, até que me assaltaram. Agora tô indo atrás das segundas vias dos documentos”, detalhou o morador de Santana.

O defensor público Roberto Coutinho, do Núcleo Cível e Família de Santana, destacou que o mutirão é a oportunidade da DPE-AP ir até o assistido que não consegue se deslocar para a sede durante os dias de semana.

“Os mutirões são bem aguardados porque, às vezes, o cidadão tem o trabalho ou pode até não ter transporte para ir até nós. Além disso, estamos sempre em contato com as associações de moradores dos bairros de Santana para saber quais demandas estão reprimidas”, informou o defensor.

O próximo mutirão da Carreta está programado para o dia 20 julho, de 8h às 12h, no bairro Novo Horizonte, em Macapá.