Em Santana, defensor palestra sobre Direito à Defensoria Pública para estudantes

Os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio participaram da palestra.

Por Ingra Tadaiesky
27 Nov de 2024, 5 meses atrás
Em Santana, defensor palestra sobre Direito à Defensoria Pública para estudantes

 

Na tarde da última terça-feira, 26, o defensor público Gabriel Farias esteve na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, em Santana, palestrando sobre o “Direito à Defensoria Pública” para estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. A palestra faz parte da programação do projeto “Falando Direito Amapá” do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e realizado pelo Instituto de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF).

O defensor levou para os estudantes um panorama sobre como o Estado brasileiro se forma e seus valores, abordando o que são os Princípios Fundamentais, o Estado Democrático de Direito e a promoção dos direitos. Além disso, Gabriel explicou para os alunos todas as atuações que fazem a DPE-AP chegar a todos aqueles que precisam de seu atendimento.

“Uma das funções institucionais da Defensoria Pública é a ideia da educação em direitos; direitos humanos, direitos de um ponto de vista global, não só individual. Então é preciso conscientizar as pessoas a respeito dos direitos que elas possuem e dizer que existe uma instituição que tutela primordialmente por eles”, afirmou o defensor.

A palestra, realizada no auditório da escola, foi marcada pela empolgação e atenção dos alunos, que demonstraram grande interesse pela temática abordada. A explicação detalhada do defensor, proporcionou um ambiente de reflexão para os estudantes que tiveram uma nova perspectiva sobre os direitos humanos e os direitos fundamentais. Para muitos, a palestra representou uma oportunidade de entender melhor os mecanismos que protegem os direitos de todos, especialmente os de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Gustavo Ebert, do 2º ano do ensino médio, esteve na palestra e contou suas impressões sobre a temática abordada.

“Achei bem interessante o fato de saber que se a pessoa não tiver como pagar um advogado para si mesma que ela pode recorrer à Defensoria Pública e também sobre a Defensoria evitar que pessoas sejam punidas injustamente e isso é muito interessante. Aprendi várias coisas sobre a Constituição, coisas que se a pessoa não souber pode perder muitos direitos. Então foi bem legal essa palestra e essa explicação pra gente”, disse o estudante.