Em Santana, defensor público recebe denúncias de mães e pais de autistas sobre planos de saúde

Solicitada pela Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas, 24 pessoas estiveram presentes.

Por Jeanne Maciel
19 Jun de 2023, 11 meses atrás
Em Santana, defensor público recebe denúncias de mães e pais de autistas sobre planos de saúde

 

Na última quarta-feira, 14, o defensor público Roberto Coutinho, do Núcleo Cível de Santana, reuniu com 24 mães e pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para obter informações sobre a falta de rede credenciada dos planos de saúde para realizar as terapias de pessoas autistas em Santana.

A reunião aberta, que ocorreu na Escola Técnica Grupo Madre Tereza, foi solicitada pela Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE). Conforme o relato dos pais, eles precisam se deslocar até Macapá e esperar até 3 horas entre uma terapia e outra, o que tem prejudicado a rotina dos dependentes.

Segundo o defensor público Roberto Coutinho, já é um entendimento dos Tribunais Superiores que os planos de saúde devem custear o tratamento.

"A gente entendeu por bem se reunir com essas pessoas para entender o que realmente vem acontecendo e pedir esclarecimentos das seguradoras", pontuou Roberto.

Celiane de Araújo foi uma das mães presentes. Para ela, foi importante ter sido ouvida e entender os seus direitos.

"É bem difícil no dia a dia conseguirmos ter tempo para ir atrás dos nossos direitos. A Defensoria ajuda muito ouvindo a gente, querendo saber os motivos e as coisas que acontecem. Isso muda a vida da gente, porque aprendemos e compreendemos a situação e o que não pode acontecer", concluiu Celiane.