Em Santana, mutirão na Carreta da Defensoria Pública leva inclusão e acesso à justiça

141 santanenses buscaram atendimento na ação realizada neste sábado, 16.

Por Jeanne Maciel
16 Jul de 2022, 2 anos atrás
Em Santana, mutirão na Carreta da Defensoria Pública leva inclusão e acesso à justiça

 

Há 30 quilômetros da capital, no segundo município mais populoso do estado, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou o primeiro mutirão de um cronograma que segue até agosto. Com documentos em mãos e pressa para resolver os problemas, os 141 santanenses que procuraram a Carreta tiveram suas expectativas atendidas na ação deste sábado, 16, em Santana.

Iolanda Dias foi uma das pessoas atendidas. Por ser surda, diariamente enfrenta os desafios da falta de inclusão e se surpreendeu quando encontrou uma intérprete de Libras na Carreta da Defensoria Pública.

"Primeira vez que vi algo assim com intérprete aqui em Santana", relatou Iolanda, que amou o atendimento. "Consegui ser compreendida e essas pessoas que eu nunca vi me atenderam muito bem", expressou.

Em um momento emocionante, Maria Lemos Alves, 69, descobriu no mutirão que o processo de adoção iniciado em 2009 já havia sido deferido em 2013.

"Eu vim tirar uma dúvida porque já estava a tantos anos na expectativa e até hoje eu não sabia que já tinha adotado ele", relatou Maria, que não conseguiu esconder as lágrimas.

A assistida saiu com ofício assinado pelo defensor público Sidney Gavazza e, agora, pode ir até o cartório para tirar a certidão do filho com o seu sobrenome incluso. "Muito feliz", disse Maria.

O cronograma de mutirões da Defensoria Pública segue no próximo sábado, 23 de julho, no município de Porto Grande. A ações acontecem ainda nos dias: 30 de julho, em Tartarugalzinho; 5 de agosto, no IAPEN; 13 de agosto, em Mazagão e 20 de agosto, em Cutias.