Em Santana, novos membros da Defensoria Pública atendem população

Ação ocorreu no bairro Fonte Nova.

Por Jeanne Maciel
14 Ago de 2023, 2 anos atrás
Em Santana, novos membros da Defensoria Pública atendem população

 

Foi sob grande expectativa da população e nove horas seguidas de atendimento que os novos defensores públicos da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) iniciaram os trabalhos na instituição. Ao todo, 116 pessoas foram atendidas na Carreta, que estacionou no bairro Fonte Nova, em Santana, no último sábado, 12. 


Uma das assistidas foi Célia dos Passos, 67, que compareceu na Carreta com o sobrinho Luiz Carlos, 40, que nunca teve Certidão de Nascimento. A família é ribeirinha e mora em uma ilha no estado do Pará. Além de não ter Certidão, Luiz possui deficiência intelectual e por não ter documentos não têm acesso a nenhum benefício social. 


O assistido ficou órfão ainda criança com outros quatro irmãos, Célia foi quem acolheu os cinco e se tornou responsável por eles. Recentemente Luiz precisou fazer uma cirurgia de emergência e pela falta de documentos quase não conseguiu. 


“É muito difícil a vida da gente, eu sou viúva há nove anos. A gente veio com bastante dificuldade para tentar tirar o registro dele, mas fomos atendidos e conseguimos dar entrada no pedido de certidão dele, o rapaz [defensor] foi muito bom comigo”, expressou Célia.


Segundo João Pedro Nascimento, defensor público que atendeu Célia e Luiz, inicialmente o atendimento foi voltado para conseguir a emissão da primeira Certidão de Nascimento do assistido, mas também houve outras providências necessárias. 


“Foi externado que ele possui deficiência intelectual e conversando com ele dava para perceber que o assistido não falava por si. Dona Célia sempre foi a responsável por ele e a família quer regularizar essa situação, então fizemos a inicial para a ação de Curatela também”, explicou o defensor público. 


Esse é o terceiro mutirão na Carreta realizado em Santana. Logo mais, o município ganhará uma sede da Defensoria Pública. 


“O atendimento em Santana é sempre bastante movimentado, a nossa população precisa muito da Defensoria Pública aqui. A notícia boa é que estamos estruturando o atendimento no município para inaugurar a nossa sede”, disse a subdefensora pública-geral, Elena Rocha.