Em visita ao Iapen, DPE-AP identifica pessoas sem segunda dose da vacina contra Covid-19 e uma suspeita de sarampo

A visita para monitorar situação de saúde do Iapen foi acompanhada por membros da Pastoral Carcerária e do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Amapá.

Por Rafael Guerra
14 Fev de 2022, 2 anos atrás
Em visita ao Iapen, DPE-AP identifica pessoas sem segunda dose da vacina contra Covid-19 e uma suspeita de sarampo

 

Em visita ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na última sexta-feira, 11, a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) identificou três pessoas privadas de liberdade que não receberam a segunda dose da vacina contra Covid-19.

Segundo a defensora pública Mariana Santos, coordenadora do Núcleo de Execução Penal de Macapá, os próprios apenados informaram que o imunizante não foi aplicado pois não havia registros de quais marcas foram usadas na primeira dose.

A inspeção para monitorar a situação de saúde no Iapen, acompanhada por membros da Pastoral Carcerária e do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Amapá, também identificou que muitos estão com problemas de pele.

“Pelo menos 12 pessoas relataram coceiras fortes, com urticárias visíveis. Também identificamos um caso em que as lesões e os sintomas relatados são característicos do sarampo”, pontuou a defensora pública.

Os casos foram encaminhados para direção e enfermaria da penitenciária para providências.