“Estamos conquistando espaço e legitimidade através da jurisprudência”, diz Adegmar Loiola em palestra na Semana Jurídica

"Legitimidade da Defensoria Pública para ações penais de Direitos Humanos" foi o tema central da segunda palestra da quinta-feira, 18.

Por Jeanne Maciel
19 Mai de 2023, 12 meses atrás
“Estamos conquistando espaço e legitimidade através da jurisprudência”, diz Adegmar Loiola em palestra na Semana Jurídica

 

"Legitimidade da Defensoria Pública para ações penais de Direitos Humanos" foi o tema central da segunda palestra da quinta-feira, 18, na Semana Jurídica da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). A defensora pública Adegmar Loiola foi a ministrante da aula e preparou para o público indagações sobre a atuação da Defensoria Pública enquanto órgão de promoção de Direitos Humanos.

Adegmar explicou que a aplicação do Direito Penal, que pela normativa é privativo do Ministério Público, em ações propostas pela Defensoria Pública não objetiva apenas acusar, mas, sobretudo, proteger os direitos humanos.

“Quando nós falamos da aplicação do Direito Penal pela Defensoria Pública, nós não estamos falando em Direito Penal enquanto acusação. Quando falamos na aplicação do Direito Penal para a efetivação dos Direitos Humanos, é para garantir Direito de alguém que está sendo vítima”, expressou.

Para a defensora pública, há uma necessidade de releitura da função da Defensoria Pública de proteger direitos. “Nós não podemos nos omitir de utilizar o que temos à disposição, se o que temos é o Direito Penal, temos que utilizá-lo. Há uma necessidade da ampliação da atividade, da evolução da jurisprudência e da legitimidade para diversos atos que ainda não temos previsão legal”, afirmou Adegmar.

A ministrante ainda reiterou que já existe uma proposta de ementa constitucional para ampliar o rol de legitimados para atuar nas ações penais, mas deixou claro que a Defensoria Pública não atuaria em crimes comuns, apenas nos que lidam com a garantia de direitos, integridade e proteção da vítima, o que já vêm sendo efetivado.

“Estamos conquistando espaço e legitimidade através da jurisprudência. Essa legitimidade só acontecerá com as nossas ações”, afirmou.