“Eu já tinha certeza que ele era meu filho, agora só confirmou essa certeza”, diz pai ao receber positivo em exame de DNA feito na ação Meu Pai Tem Nome

Nesta sexta-feira, 6, a Defensoria Pública do Amapá entregou 15 resultados.

Por Ingra Tadaiesky
06 Set de 2024, 4 meses atrás
“Eu já tinha certeza que ele era meu filho, agora só confirmou essa certeza”, diz pai ao receber positivo em exame de DNA feito na ação Meu Pai Tem Nome

 

Com alegria nos olhos e a certeza em um envelope, Paulo César comemorou o resultado positivo do exame de DNA de seu filho, Luís Felipe. O exame foi realizado na ação Meu Pai Tem Nome, promovida pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) em parceria com o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e aconteceu simultaneamente na Defensoria Pública de todo o país. Além dele, outras 14 famílias também receberam respostas para suas dúvidas nesta sexta-feira, 6.

 
Paulo Cesar teve um romance com uma mulher e, do relacionamento, nasceu Luis Felipe. Cada um seguiu sua vida sem que o pai registrasse o filho. Sem saber da existência paterna, Luis sentiu sua ausência por toda a infância e juventude, até que, ano passado, já um adulto, recebeu de sua mãe a informação de quem seria o seu genitor.

 
“Me sinto aliviado. Fizemos o exame para tirar qualquer dúvida, mas a mamãe já tinha me dado a certeza e eu confio muito na palavra dela, então eu sabia que o resultado não poderia ser diferente. Eu tô muito feliz. Muitas pessoas me perguntavam quem era meu pai e eu nunca gostava de entrar nesse assunto, mas agora que sei, estou muito feliz porque posso contar com mais uma pessoa além da minha mãe”, comemorou emocionado o filho.

 
O pai, Paulo Cesar, havia perdido o contato com a mãe de Luis e, por isso, não conseguiu ter participação na vida do filho. Em 2023, em um clube de dança acabou se reencontrando com aquela que já amara e, nos passos de um bailado, o sentimento reacendeu e o casal reatou o relacionamento.

 
“Quando reatamos, pude finalmente ter contato com o Luis e ter esse convívio de pai e filho, mesmo ele morando distante. Eu já tinha certeza que ele era meu filho, agora só confirmou essa certeza e eu estou muito, muito feliz”, comemorou o pai.

 
Em breve a certidão de Luis Felipe estará completa, com o nome de seu pai: Paulo Cesar Nascimento dos Santos.

 
Sidney Gavazza, coordenador do Núcleo da Família, explicou que a entrega dos exames é a consolidação de mais uma etapa do programa Meu Pai Tem Nome e marca o sucesso da ação.

 
“É uma ação totalmente completa porque a partir do resultado de cada exame é dado os devidos encaminhamentos, seja no sentido de encaminhar para o cartório através de ofício para a emissão de um novo registro, seja para atendimento interdisciplinar com nossa equipe com assistentes sociais e psicólogos, seja para realizar acordos de guarda e de alimentos. Esse é mais um passo para a ação que esse ano foi um sucesso”, disse Sidney.

 
A entrega dos exames também fez parte do curso de formação das novas defensoras públicas, Maíra De Luca e Camila Freire.


“Ter esse contato com o assistido é primordial na Defensoria, é você olhar no olho da pessoa, explicar a situação. É uma atuação da Defensoria em todos os aspectos, pois damos as orientações independentes do resultado e essa foi uma experiência muito boa”, finalizou Maíra De Luca.