Falando sobre estratégias defensivas do Tribunal do Júri, defensor público palestra para acadêmicos em Santana

Palestra fez parte da Semana Jurídica da Faculdade Madre Tereza.

Por Jeanne Maciel
01 Jun de 2023, 12 meses atrás
Falando sobre estratégias defensivas do Tribunal do Júri, defensor público palestra para acadêmicos em Santana

 

A aproximação com os acadêmicos de Direito é um dos objetivos da Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). Pensando nisso, na quarta-feira, 31, a instituição fez parte de mais uma semana jurídica, desta vez na Faculdade Madre Tereza, em Santana, com a palestra "Estratégias Defensivas do Tribunal do Júri", apresentada pelo defensor público Gabriel Farias.

O defensor público levou para os acadêmicos de Direito a rotina, enquanto defesa, no Tribunal do Júri, as normas técnicas e o que pode auxiliar em uma boa defesa.

"No processo penal comum, juiz precisa explicar o porquê ele está decidindo daquela forma em um determinado processo. No Júri não é assim, a gente não sabe como cada jurado vota", expressou.

Para Gabriel, uma das razões que abalam a possibilidade de construir uma boa defesa é quando o réu não mantém o silêncio.

"Quando é apresentado que o réu confessou, por exemplo, é difícil o jurado acreditar em algo que ele diga posteriormente. Para quem irá um dia para a prática, é muito importante manter o silêncio", exemplificou Gabriel Farias.

Para o estudante Marcos Vinícius, do segundo semestre de Direito, ter momentos como esse na faculdade agrega valores.

"É muito importante entender o papel da Defensoria Pública, assim como de todo o Poder Judiciário. Para mim é um agrego de valores imenso, assim como para toda a instituição", expressou o estudante.