Festa da gente: Defensoria Pública inaugura nova sede em Macapá com programação cultural

Comemoração terá shows ao vivo, exposição de arte, venda de artesanatos e outros.

Por Jeanne Maciel
28 Fev de 2024, 2 meses atrás
Festa da gente: Defensoria Pública inaugura nova sede em Macapá com programação cultural

 

A estruturação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) tem revolucionado o acesso à justiça no estado. Simbolizando a nova fase e o crescimento dos últimos anos, a instituição irá inaugurar na sexta-feira, 1, a sua nova sede administrativa com uma programação cultural voltada para a população. 


O evento iniciará às 18h em frente ao prédio da Defensoria Pública, localizado na Rua Eliezer Levy, 1157 - Centro, e contará com três atrações musicais. 


A Banda Negro de Nós abre a programação com os sucessos da música popular amapaense; na sequência, o pagode fica por conta do grupo Os Moreiras, seguidos da bateria da Escola de Samba Piratas da Batucada, campeã do Carnaval de 2024, que encerrará a festa com o melhor do carnaval do Meio do Mundo.


Além da programação musical, a “Festa da Gente”, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, garantirá um espaço para empreendedores locais com praça de alimentação, trancistas e vendas de artesanato. Também haverá exposição de arte com artistas locais. 


Sede Administrativa


A nova sede da Defensoria Pública já foi o único ponto de atendimento da população em Macapá. Inaugurado nos anos 90, a construção foi completamente revitalizada através do método Retrofit, que garante a modernização de edifícios antigos preservando sua estrutura física.  


Com dois novos prédios para atender a população da capital, agora, a sede passa a ser somente polo administrativo da instituição. 


A reforma iniciou no final de 2022 e teve a duração de um ano. Com recursos oriundos da própria Defensoria Pública, a adequação custou R$ 6.335.090,23. Com emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto, o investimento em mobiliário foi de R$ 3.436.474,05. 


No coração do centro administrativo de Macapá, em plena Avenida FAB, a nova Defensoria Pública tem características inovadoras, diferente dos tradicionais projetos de repartições públicas, com ambientes de convivência diversificados, para uma melhor qualidade de vida no trabalho e possibilidades de integração com a sociedade amapaense. 


O prédio possui dois pavimentos e conta com recepção e lounge; 22 salas; auditório com 102 lugares; sala de reunião; duas salas de máquina para T.I; dois banheiros PcDs e dois banheiros executivos; copa; refeitório e três depósitos.