Festa da Gente: Mais de 2 mil pessoas prestigiaram a grande inauguração da nova sede da DPE-AP

Com programação cultural, o evento coroa um novo momento para a instituição.

Por Ingra Tadaiesky
01 Mar de 2024, 2 meses atrás
Festa da Gente: Mais de 2 mil pessoas prestigiaram a grande inauguração da nova sede da DPE-AP

 

Com apenas cinco anos de existência dentro dos moldes constitucionais, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) vem se firmando como o maior agente de transformação social do estado. Sua estruturação começou pelo interior e agora a capital do Amapá ganha uma nova sede. Nesta sexta-feira, 1, a “Festa da Gente” recebeu mais de 2 mil pessoas, segundo o gabinete de segurança institucional da DPE-AP, e o evento coroou o novo momento da instituição.

O defensor público-geral, José Rodrigues, relembrou da trajetória da DPE-AP até chegar àquele momento e ressaltou que a Defensoria é para quem mais precisa dela.

“Hoje é a realização de um sonho e a concretização de um ciclo muito bem planejado e muito bem executado. Não há precedentes na história institucional do Brasil de uma instituição que tenha deliberadamente escolhido se estruturar pelo interior. Nós fizemos isso porque sempre tivemos a convicção de que a Defensoria é para quem mais precisa”, disse José.

Na ocasião, o governador do estado do Amapá, Clécio Luís, parabenizou a DPE-AP pelo novo espaço e falou sobre a função de um defensor público na Amazônia.

“Essa é uma Defensoria que luta pelos povos da Amazônia, pelos ribeirinhos, pelos indígenas e pelos quilombolas. Hoje reforço meu compromisso com a DPE-AP e meu total apoio ao belo exercício à função de defensor”, declarou o governador.

Representando o Governo Federal, o Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes falou sobre o compromisso da Defensoria em garantir a diminuição da desigualdade social no país. Quando governador do Amapá, ele foi o responsável pelo primeiro concurso para defensores públicos de carreira e sancionou a lei que deu autonomia orçamentária, financeira e administrativa da DPE-AP.

“A coisa que mais me cativou foi o planejamento montado para começar pelo interior para chegar hoje nessa festa que comemora a inauguração de um prédio, mas também de um serviço e uma política pública cada vez mais afirmada em defesa da cidadania e da igualdade e dos direitos dos cidadãos”, comemorou o ministro.

O evento, aberto ao público, enalteceu a cultura amapaense com uma programação repleta de música, dança, arte e empreendedorismo. A Banda Negro de Nós, o grupo Os Moreiras e a bateria da Escola de Samba Piratas da Batucada, cativaram o público com suas performances musicais.

O grupo de marabaixo União dos Devotos de Nossa Senhora da Conceição, apresentou o rodar de saias e o batuque típico do Amapá e no hall de entrada da nova sede, os artistas Jeriel Luz e Graça Andritson expuseram suas obras de arte.

A “Festa da Gente” também foi palco para o empreendedorismo. Com uma parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), a celebração contou com uma praça de alimentação e um espaço próprio para trancistas e artesãos.

NOVA SEDE

A nova sede da Defensoria Pública de Macapá, que já foi o único ponto de atendimento da população, foi totalmente revitalizada através do método Retrofit, preservando sua estrutura física enquanto moderniza o edifício. Agora, com dois novos prédios para atender a população, a sede se torna exclusivamente um pólo administrativo da instituição.

A reforma, que durou um ano a partir do final de 2022, foi financiada pela própria Defensoria Pública, totalizando R$ 6.335.090,23 para a adequação. Além disso, emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto proporcionaram um investimento de R$ 3.436.474,05 em mobiliário.

Localizada no coração do centro administrativo de Macapá, na Avenida FAB, a nova sede apresenta características inovadoras, proporcionando ambientes de convivência diversificados para uma melhor qualidade de vida no trabalho e integração com a sociedade amapaense. Com dois pavimentos, o prédio inclui recepção, lounge, 22 salas, auditório com 102 lugares, sala de reunião, salas de máquinas para T.I, banheiros adaptados para PcDs e executivos, copa, refeitório e três depósitos.