Genro e sogra se emocionam após rapaz dar entrada em sua Carteira de Identidade retificada pela DPE-AP

Atendimento ocorreu durante a 4ª edição do projeto Reconhecer é Parte de Ser, evento em alusão ao Dia da Visibilidade Trans.

Por Ingra Tadaiesky e Rafael Guerra
03 Fev de 2025, 2 meses atrás
Genro e sogra se emocionam após rapaz dar entrada em sua Carteira de Identidade retificada pela DPE-AP

 

Foi com um abraço apertado e os olhos cheios de lágrimas que a Luidylena recebeu Murillo, logo depois de ele ter dado entrada na Nova Carteira de Identidade Nacional, durante a 4ª edição do projeto Reconhecer é Parte de Ser, da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), na última quarta-feira, 29.

Com a Certidão de Nascimento retificada desde 2023, no segundo mutirão em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, faltava para Murillo a nova Identidade, já com o gênero e nome que condizem com a sua realidade.

“Consegui iniciar o processo da minha nova documentação, porque eu via que por fora eu teria que pagar e na situação que estou hoje, não teria condições. Então, vi como uma oportunidade de fazer algo por mim que seria acessível e possível. É algo que eu estava precisando muito na minha vida”, disse o rapaz.

Luidylena é sogra de Murillo e o acolheu em seu lar há seis meses, depois que ele foi expulso de casa por ser um homem transexual. Já amparado, hoje ele vê na sogra uma figura materna, cheia de amor e cuidado. Inclusive, foi ela quem soube que a ação desse ano incluiria a emissão de Carteira de Identidade e encorajou o rapaz a procurar a DPE-AP.

“Nós somos uma família muito acolhedora, então o que eu posso fazer eu faço. Hoje nós vamos comemorar muito essa ação que veio num momento perfeito. É tão bom ver que a Defensoria estendeu a mão para fazer esse evento que atendeu meu menino, que a gente ama de paixão”, comemorou a sogra.

A Defensoria é uma instituição que está presente no dia a dia da família de Luidylena. Foi durante um outro atendimento dela, relacionado a divórcio e pensão alimentícia, que ela soube mais informações sobre essa edição do Reconhecer é Parte de Ser.

“A Defensoria tá sendo essencial para mim e minha família. Por aqui, conseguimos resolver e agilizar muitas coisas nossas e agora temos muitos motivos para comemorar”, finalizou ela.