“Graças a Deus a Carreta veio aqui para o meu bairro”, comemorou assistida atendida no mutirão deste sábado, 29

Carreta da Defensoria estacionou na frente da UBS do Cidade Nova.

Por Ingra Tadaiesky
29 Jun de 2024, 3 dias atrás
“Graças a Deus a Carreta veio aqui para o meu bairro”, comemorou assistida atendida no mutirão deste sábado, 29

 

Na manhã deste sábado, 29, a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) estacionou na frente da UBS do Cidade Nova para levar acesso à justiça para toda a comunidade do entorno. Com atendimentos jurídicos gratuitos, 75 pessoas tiveram suas demandas atendidas.

O principal objetivo da unidade móvel é o de levar, aos finais de semana, todos os atendimentos da DPE-AP para a porta da casa do assistido que não consegue ir até uma das sedes em dias de semana.

Esse é o caso de Roseleia Dias, moradora do bairro Perpétuo Socorro, que conseguiu graças ao atendimento na Carreta em um final de semana, a emissão da segunda via de sua Certidão de Nascimento.

“Eu já estava há mais de 10 anos com meu registro danificado e sempre adiando e adiando resolver isso, eu não podia mexer nos meus documentos porque tinha que trocar e graças a Deus a Carreta veio aqui pro meu bairro e eu consegui essa segunda via”, comemorou a assistida.

Lauro Miyasato, subcorregedor-geral da DPE-AP atendeu a assistida e explicou que a Defensoria além de ser o principal instrumento de acesso à justiça, se tornou também, o principal instrumento de acesso à cidadania do amapaense.

“Um dos principais temas recorrentes nos nossos mutirões é a obtenção da segunda via, seja de certidões de nascimento, casamento ou óbito e a DPE-AP se tornou o principal órgão garantidor desse acesso à cidadania. Com essa atuação a vida do nosso assistido é facilitada, porque a partir dela ele passa a conseguir alcançar os demais serviços públicos”, esclareceu Lauro.