Homem trans consegue retificação na certidão de nascimento em mutirão na Carreta: "foi um respiro de alívio"

Daniel Fernando, 19, foi atendido no primeiro mutirão de 2023, no Araxá.

Por Jeanne Maciel
21 Jan de 2023, um ano atrás
Homem trans consegue retificação na certidão de nascimento em mutirão na Carreta: "foi um respiro de alívio"

 

Um misto de alívio e ansiedade, assim descreveu Daniel Fernando, um homem trans de 19 anos, ao dar os primeiros passos para retificar o nome e o gênero na sua Certidão de Nascimento. O jovem foi um dos 86 atendidos no primeiro mutirão da Carreta de 2023, no Araxá, ocorrido neste sábado, 21.

No mês da Visibilidade Trans, Daniel irá realizar um sonho, que é sonhado por muitos outros jovens, adultos e até mesmo idosos: ser chamado pelo seu nome de verdade.

"Eu quero muito mudar porque é uma coisa desconfortável. É como se não fosse comigo", contou Daniel, enquanto ainda aguardava o atendimento.

Foi a mãe dele que o incentivou a ir à Carreta procurar atendimento para a retificação. "Quando passou um carro falando alguma coisa de LGBTQIA+, aí eu falei com a minha mãe. Ela me incentivou, disse 'vai lá, meu filho', e eu vim perguntar", relatou.

O jovem diz que se sente chateado quando o chamam pelo nome morto, mas não consegue questionar por não ter documentos com seu nome real. "Eu tento não ligar muito, porque é algo que eu não tenho como questionar, está lá nos meus documentos", lamenta.

Nome social e retificação de nome e gênero na certidão de nascimento são direitos da população transexual e travesti. Nos casos de retificação, o provimento nº 76/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permite que o trâmite seja feito diretamente no cartório.

Mas, ainda é um processo muito burocrático e custoso para muitas pessoas. Ao todo, são 17 documentos necessários e alguns possuem taxas do cartório.

Segundo a pesquisa "Diagnóstico sobre o acesso à retificação de nome e gênero de travestis e demais pessoas trans no Brasil" divulgada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) em 2022, o valor do processo é o principal obstáculo, porque muitos não conseguem a isenção.

E esse foi um dos principais motivos para Daniel não ter feito o procedimento também. "Se eu não tivesse vindo hoje aqui, teria que ralar muito para trocar meu nome. Têm muitas taxas", comentou.

Segundo a defensora pública Nicole Lima, que atendeu o jovem, a Defensoria Pública encaminhou um ofício para o cartório pedindo a isenção dos custos.

"Isso vai isentar da maioria das certidões, somente uma que não vamos conseguir retirar. Mas, por não ser tão custoso, o Daniel conseguirá pagar", pontuou.

"Ele vai ao cartório segunda-feira e dará o retorno, caso não consiga, legalmente o cartório não pode se recusar, então entraremos com uma ação judicial", explicou Nicole.

Daniel comemorou o grande passo e, agora, espera a ansioso pelo momento de ter em mãos o que sonhava.

"Quando eu sentei lá [no atendimento], nossa, foi uma respiração de alívio, mas também de ansiedade para trocar logo meus documentos".