II Semana Jurídica da Defensoria Pública começa na quarta-feira, 22

Evento vai abordar sobre a “Defensoria Pública como guardiã dos Direitos Fundamentais: Perspectivas e Desafios”

Por Caroline Mesquita
21 Mai de 2024, 2 meses atrás
II Semana Jurídica da Defensoria Pública começa na quarta-feira, 22

 

No período de 22 a 24 de maio, das 18h às 21h, acontece a II Semana Jurídica da Defensoria Pública, que este ano abordará o tema “Defensoria Pública como guardiã dos Direitos Fundamentais: Perspectivas e Desafios”. Nove palestrantes de renome nacional compõem a programação e discutirão temas atuais no mundo jurídico que afetam toda a sociedade.

A função estabelecida constitucionalmente à Defensoria Pública é de prestar orientação jurídica e exercer a defesa dos necessitados, em todos os graus, bem como de promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico. Com isso, a temática deste ano foi pensada para trazer o debate das perspectivas e desafios que a atuação da Defensoria Pública podem ocasionar na implementação desses direitos.

Executado pela Escola Superior, a Semana Jurídica é um projeto da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) que faz parte das comemorações do Maio Verde, mês em que se celebra a Defensoria Pública, a Defensora e o Defensor Público. O evento será no auditório da sede administrativa da instituição e é totalmente gratuito, destinado a acadêmicos de Direito e comunidade jurídica do Amapá.

De acordo com o defensor Jefferson Teodosio, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública, foram escolhidos para palestrar nomes em evidência do cenário jurídico nacional tanto na esfera judicial, como na doutrina.

“Os participantes da Semana Jurídica terão a perspectiva de um debate jurídico aprofundado e um grande intercâmbio de conhecimento”, destacou Teodosio.

Para o primeiro dia de evento, estão confirmados os nomes do jurista e desembargador aposentado, Elpídio Donizetti; do advogado e professor, Eugênio Pacelli; e do jurista e promotor da Justiça Militar da União, Renato Brasileiro.

O segundo dia iniciará com a palestra da pós-doutora e coordenadora do mestrado de Direito da Unifap, Helena Simões; do advogado e parecerista, Conrado Paulino; e do advogado e jurista, Valério Mazzuoli.

Para encerrar a Semana Jurídica, a DPE-AP receberá o ministro do STJ, Sérgio Kukina; o ex-defensor público e professor, Nestor Távora; e o advogado e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.