II Semana Jurídica da Defensoria Pública inicia com 143 presentes

“A Defensoria Pública como Guardiã dos Direitos Fundamentais: Perspectivas e Desafios” é o tema dessa 2ª edição.

Por Ingra Tadaiesky
22 Mai de 2024, 1 mês atrás
II Semana Jurídica da Defensoria Pública inicia com 143 presentes

 

“A Defensoria Pública como Guardiã dos Direitos Fundamentais: Perspectivas e Desafios” é o tema da II Semana Jurídica da Defensoria Pública que iniciou na noite desta quarta-feira, 22. Contando com 9 palestras de renomados profissionais da área do Direito, o evento segue até a sexta-feira, 24. Na primeira noite, 133 pessoas estavam presentes no auditório da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP).

No discurso que abriu o evento, o defensor público-geral, José Rodrigues, deu as boas vindas aos profissionais e estudantes de Direito que estavam presentes e ressaltou a importância da II Semana Jurídica para a justiça amapaense.

“Aproveitem a oportunidade, como eu também vou aproveitar, de escutar os professores que são doutrinadores de renome nacional e que todos nós que somos da área do Direito, em algum momento, estudamos os seus livros e suas obras. É um prazer imenso trazê-los aqui para contribuir com o cenário do aprendizado jurídico do Amapá”, disse José.

Elpídio Donizetti foi o primeiro palestrante da noite. O advogado, jurista brasileiro, professor, escritor e desembargador aposentado, foi um dos integrantes da Comissão de Juristas do Senado Federal responsável pela elaboração do anteprojeto do Novo Código de Processo Civil e encabeçou os pleitos da Advocacia Pública e da Defensoria Pública na nova lei processual.

Donizetti comentou que escolheu o tema “A relevância das tutelas de urgência para a defesa dos hipossuficientes”, por compreender que a Defensoria é uma instituição de grandeza, guardiã dos Direitos Humanos e da efetividade dos Direitos Fundamentais.

“A tutela de urgência, na verdade, é a tutela do provável. Quando o direito é provável, defere-se. Tem urgência ou não? Ele tem direito provavelmente”, criticou o palestrante.

Para o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE), Jefferson Teodósio, a realização da Semana Jurídica anualmente no mês de maio, mês em que se comemora a Defensoria Pública, tem um propósito muito especial.

“Trazer esses grandes expoentes do cenário jurídico nacional insere o Amapá no debate. Quem participa da programação, pode esperar aulas extremamente aprofundadas e uma noite de excelentes aprendizados que, com certeza, agregarão muito para sua vida profissional”, ressaltou o diretor.

A estudante do primeiro semestre de Direito, Letícia Barroso, contou com empolgação a sua expectativa para a semana.

“Eu estou no início da minha vida acadêmica e essa é uma excelente oportunidade para entender como funciona o mundo jurídico e, principalmente, a prática jurídica”, declarou a estudante.

A programação faz parte das ações do Maio Verde, mês da Defensoria, Defensora e Defensor Público. O evento está acontecendo presencialmente no auditório da Sede Administrativa da DPE-AP e, para aqueles que desejam assistir de forma remota, a II Semana Jurídica da Defensoria Pública conta com a parceria da TV Assembleia que está transmitindo ao vivo no canal 7.2 e pelo canal do YouTube da DPE-AP: https://www.youtube.com/@DefensoriaAmapa.