Inaugurado há um ano, Centro de Referência para Autistas começa a funcionar após atuação da DPE-AP

250 estudantes estavam sem o atendimento.

Por Ingra Tadaiesky
17 Abr de 2023, um ano atrás
Inaugurado há um ano, Centro de Referência para Autistas começa a funcionar após atuação da DPE-AP

 

Na manhã desta segunda-feira, 17, o defensor público Roberto Coutinho esteve presente no Centro de Referência para o Autista: Mundo Azul, em Santana. O espaço, inaugurado pelo Governo do Estado em maio de 2022, iniciou os atendimentos hoje graças a atuação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP).

A Mundo Azul é um centro multidisciplinar que oferta serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicologia, assistência social, enfermagem, fisioterapia, educação física, fonoaudiologia e terapia ocupacional para crianças autistas da cidade de Santana.

No entanto, desde a sua inauguração, esses serviços nunca haviam sido ofertados. Após quase um ano de espera, a Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE) buscou a DPE-AP para pedir ajuda.

Roberto contou que realizou uma reunião com a representante da ASSANDE e a diretoria da Mundo Azul, quando foi possível produzir uma ata para constar tudo o que estava faltando para o início dos atendimentos. Também foi feito um estudo técnico e uma audiência pública com mais de 40 famílias.

Toda a documentação recolhida foi encaminhada para o Conselho de Educação, que atuou em conjunto com a Defensoria Pública na tomada de decisões e medidas necessárias para sanar a falta de estrutura e profissionais da instituição.

“Conseguimos resolver em tempo recorde e agora, tudo caminha para que a gente consiga manter o atendimento da melhor forma possível e consiga expandir ainda mais, já que a demanda daqui é muito grande”, falou o defensor público.

Heitor, de 6 anos, é uma criança autista. Sua mãe, Delcivane da Silva, conta que estava aguardando ansiosa o início dos atendimentos.

“Cada terapia tem um custo muito alto e eu não tenho condição de pagar particular. Então, para mim, isso aqui é muito importante, uma esperança. Agora ele vai se desenvolver mais e vai ser o melhor para ele”, finalizou a mãe.