Inovação: Defensoria Pública é o primeiro órgão estadual do Amapá a implementar o SEI

Sistema Eletrônico de Informações é uma plataforma de gestão de documentos e processos administrativos utilizada pelo Governo Federal.

Por Caroline Mesquita
18 Abr de 2024, 8 meses atrás
Inovação: Defensoria Pública é o primeiro órgão estadual do Amapá a implementar o SEI

 

Nesta semana, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações - SEI, plataforma criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e adotada pelo Governo Federal para gerenciamento de documentos e processos administrativos. A ferramenta de inovação melhora a eficiência, controle e transparência na tramitação de documentos. 


Além do SEI ser utilizado por órgãos e entidades da administração pública federal, alguns governos estaduais e prefeituras também utilizam a plataforma por meio de termo de cooperação. No Amapá, a Defensoria Pública é o primeiro órgão estadual a utilizar o sistema, cujas vantagens são a redução do uso de papel, agilidade e simplificação dos trâmites burocráticos, recursos avançados de segurança, integração com outras plataformas, entre outros.


Para o defensor público-geral, José Rodrigues, a utilização da plataforma é o caminho para a inovação, pois os processos tornam-se mais céleres e geram economicidade para a instituição.  


“O SEI permite criar documentos, assinar, enviar e controlar de forma eletrônica. A tramitação é muito rápida e ele também pode ser integrado a outros sistemas. Gera economicidade e sustentabilidade, visto que vamos diminuir muito o uso de papéis, tinta de impressora, materiais de escritórios. São vários benefícios para a administração pública”, pontuou o gestor.