Itens pessoais extraviados e falta de água: Defensoria pede providências após inspeção no IAPEN

Inspeção foi realizada após violações ocorridas durante a transferência dos custodiados de pavilhão.

Por Jeanne Maciel
24 Jul de 2023, um ano atrás
Itens pessoais extraviados e falta de água: Defensoria pede providências após inspeção no IAPEN

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) encaminhou, nesta sexta-feira, 21, um Pedido de Providências à Vara de Execuções Penais de Macapá sobre violações ocorridas no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) durante a transferência de todos os custodiados do pavilhão F2 para um novo pavilhão.

Durante a inspeção foi constatado que os itens pessoais dos apenados foram extraviados e vários deles usavam apenas shorts. A transferência completa não foi comunicada para nenhum órgão de execução penal e ocorreu após o dia de visitas, momento em que as famílias levam comidas e reabastecem os itens de higiene pessoal, roupas, entre outros.

Ainda foi relatado pelos apenados que os agentes públicos limitam o fornecimento de energia e água, interrompidos durante parte do dia, e há apenas um ventilador na cela. Antes da transferência, todos tinham seu próprio ventilador.

Outras denúncias também foram listadas, inclusive com relatos de tortura sofridas pelos reclusos durante os procedimentos de segurança.

Segundo a defensora pública Mariana Leal, do Núcleo de Execução Penal, “a Defensoria Pública entende por necessária a intervenção judicial para sanar a violação de direitos e impor o respeito à dignidade humana das pessoas privadas de liberdade no IAPEN”, diz.

“A determinação judicial também é necessária para que nenhuma transferência completa de pavilhão ocorra sem a anterior realização de inventário dos bens pessoais de cada preso e sem o conhecimento e acompanhamento de nenhuma autoridade ou órgão de execução penal”, explica.

Entre os pedidos feitos pela Defensoria Pública, é solicitado que o IAPEN seja intimado para prestar esclarecimentos sobre a entrega dos itens pessoais, a existência de procedimentos administrativo para transferências integrais e esclareça as denúncias de abuso de procedimentos de segurança.

Também foi pedido que seja determinado a instalação de ventiladores e o fornecimento integral de energia e água nas celas.