José Rodrigues é empossado defensor público-geral do Amapá no biênio 2022-2024

Membro da primeira primeira turma de defensores públicos, ele é o primeiro defensor público-geral de carreira da DPE-AP.

Por Jeanne Maciel
26 Mar de 2022, 3 anos atrás
José Rodrigues é empossado defensor público-geral do Amapá no biênio 2022-2024

 

O defensor público José Rodrigues foi empossado nesta sexta-feira, 25, como defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) para o biênio 2022-2024. A Sessão Solene ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá, com transmissão pelo canal do YouTube da DPE-AP.

Membro da primeira primeira turma de defensores públicos, José Rodrigues é o primeiro defensor público-geral de carreira da Defensoria Pública do Amapá. Foi escolhido por eleição interna no dia 21 de fevereiro de 2022.

O governador do estado, Waldez Góes, presidiu a Sessão Solene e deu posse ao defensor público. Na ocasião, José Rodrigues fez seu primeiro ato como defensor público-geral e empossou os membros da administração superior da DPE-AP.

Para a Subdefensoria Pública-Geral, foi empossada a defensora pública Elena Rocha; na Corregedoria-Geral, tomou posse o defensor público Eduardo dos Anjos; e ainda o auxiliar de Defensoria Pública-Geral, defensor público Igor Giusti e o auxiliar da Corregedoria, defensor público Lauro Miyasato.

Durante seu discurso de posse, o novo defensor público-geral, José Rodrigues, se emociou ao mencionar seus pais e sua família. Ele relembrou sua história no interior do Piauí, onde cresceu.

"Minha mãe, apesar de não ter concluído os estudos, foi minha primeira professora e meu pai é o homem mais trabalhador que conheci, sem o esforço deles eu não estaria aqui hoje", homenageou.

O DPG também falou sobre o seu trabalho na Defensoria Pública e disse que sua missão é, sobretudo, servir.

"Espero estar à disposição do que me foi ordenado e que esse seja o início de uma jornada de muitas conquistas para a Defensoria Pública do Amapá", expressou.

Diogo Grunho, que passou o legado para José Rodrigues, aproveitou a oportunidade para agradecer a cada setor que esteve presente durante os anos de gestão.

"Hoje é um dia de alegria e a única forma que eu tenho como retribuir é gratidão. Gratidão porque não tenho palavras para cada um de vocês, nenhum gestor faz uma instituição sozinha", destacou.

O governador Waldez Góes recebeu o título de "Governador da Defensorias do Brasil" pelo incentivo e trabalho de fortalecimento da instituição e mostrou comprometimento com a nova gestão.

"Para 2023, vou deixar com o José assegurado o crescimento e a sustentabilidade da Defensoria Pública na última proposta orçamentária que encaminharei para a Assembleia Legislativa", disse.

 

Perfil de José Rodrigues

Nascido em 6 de fevereiro de 1986 em Pimenteiras, interior do Piauí, José Rodrigues Dos Santos Neto é filho de sertanejos e cresceu na zona rural. Cursou Direito na Universidade Federal do Piauí, concluindo em dezembro de 2011.

Passou 5 anos advogando até decidir focar no concurso para Defensoria Pública, sendo empossado em 25 de março de 2019 como defensor público do estado do Amapá, na primeira turma de membros.

José ficou lotado em um dos Núcleos mais necessitados do estado, em Vitória do Jari. Em seguida, atuou no Núcleo Criminal de Santana, de setembro de 2019 até julho de 2020, quando veio para o Núcleo Criminal de Macapá, onde ficou até a posse como defensor público-geral.