José Rodrigues é o primeiro DPG do Amapá eleito para a diretoria do Condege

José assume o cargo de Coordenador das Comissões Especializadas do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais.

Por Ingra Tadaiesky
27 Mai de 2024, 6 meses atrás
José Rodrigues é o primeiro DPG do Amapá eleito para a diretoria do Condege

 

José Rodrigues, defensor público-geral da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), assume mais uma missão para o fortalecimento nacional da instituição. No último dia 24, durante a 85ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores-Gerais (Condege), ele foi eleito para o cargo de Coordenador das Comissões. 


Essa é a primeira vez que a DPE-AP integra a diretoria do Condege. Na gestão, José será responsável por gerenciar as comissões temáticas, como a Comissão de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente; Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos das Mulheres; Comissão Especial do Direito Social à Moradia e Questões Fundiárias; Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, entre outras. 


As Comissões Especializadas são instituídas pelo Colegiado Pleno para estudo de matéria específica, com objetivo de congregar defensores públicos em atuação na área, para a troca de experiências, o aprimoramento profissional e o fortalecimento institucional, buscando a formalização de projetos e a elaboração de propostas de atuação.


No exercício da função, o DPG do Amapá, estará à frente dos temas debatidos em cada uma das comissões, administrando a aprovação de notas técnicas que servirão de base para todos os defensores públicos do Brasil atuarem em suas respectivas áreas de atribuição. 


“A DPE-AP evoluiu muito nos últimos anos e por causa dessa evolução estamos compondo a comissão. A importância dessa presença é poder mostrar o nosso modelo de gestão para outras defensorias para que elas possam também, aplicando esse modelo, evoluírem em seus estados”, disse José. 


O Condege é o órgão responsável por debater as pautas estratégicas da Defensoria em nível nacional, através dele é possível direcionar planos de atuação para que o acesso à justiça chegue aos cantos mais remotos do Brasil. José falou sobre o sentimento de estar compondo a direção. 


“Essa é uma missão que me enche de alegria. Sou o primeiro DPG do Amapá a integrar a diretoria do Condege e o mais jovem a coordenar as comissões. Vou aproveitar essa disposição para continuar trabalhando para fortalecer a Defensoria Pública Brasileira.”, finalizou.


Além de José a nova diretoria-executiva do Condege é composta por Oleno Inácio de Matos (RR) na presidência; Gabriel Santos Furtado Soares (MA) na vice-presidência; Sâmia Costa Farias Maia (CE) como Secretária-adjunta; Celestino Chupel (DF) como Secretário-geral. O Conselho Fiscal será integrado por Victor Hugo de Souza Lima (RO), Clistenes Mikael de Lima Gadelha (RN) e Nilton Leonel Arnecke Maria (RS).