Macapá atende recomendação da Defensoria Pública e inicia vacinação da população em situação de rua

Essas pessoas vivem uma vulnerabilidade diferente e estão mais expostas ao vírus, por estarem em constante deslocamento e não conseguirem fazer o isolamento necessário.

Por Rafael Guerra
12 Mai de 2021, 3 anos atrás
Macapá atende recomendação da Defensoria Pública e inicia vacinação da população em situação de rua

 

Após recomendação da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP), Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) iniciou a vacinação contra a Covid-19 da população em situação de rua. O primeiro dia de ação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12, no Centro Pop, com doses da Oxford/AstraZeneca.

O pedido da DPE-AP ocorreu após o Programa Nacional de Imunização (PNI) incluir essas pessoas no grupo de prioridades.

“A população em situação de rua vive uma vulnerabilidade diferente e está mais exposta ao vírus por estar em constante deslocamento e não conseguir fazer o isolamento necessário. Além disso, por estarem longe das famílias, pode ser que essas pessoas recebam um cuidado menor, em caso de infecção pela Covid-19”, explicou a defensora pública Júlia Lordelo, responsável pela recomendação.

A DPE-AP segue cobrando que seja cumprida a ordem de prioridades do PNI na capital e ainda aguarda resposta para o ofício em que requer a segunda dose da CoronaVac para idosos, dentro do intervalo máximo de 28 dias, recomendado pela fabricante para garantia de imunização.