Mãe tira primeira Identidade de filha na Carreta, em Calçoene

Mutirão foi realizado neste sábado, 5.

Por Ingra Tadaiesky
05 Ago de 2023, um ano atrás
Mãe tira primeira Identidade de filha na Carreta, em Calçoene

 

A Carteira de Identidade é um dos documentos mais importantes para um cidadão brasileiro, pois é ela que representa a individualidade de cada pessoa registrada em território nacional, além de possibilitar o acesso à diversos direitos. Graças ao mutirão na Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizado em Calçoene neste sábado, 5, Heloísa, de apenas um ano, agora possui o seu documento.

Vinda da Comunidade do Carnot, a 70 quilômetros da sede do município, sua mãe, Ingrid Souza, conta que o mutirão foi um grande facilitador para conseguir a emissão do documento.

“Nós moramos muito longe, então se não fosse a Defensoria estar aqui hoje eu nem sei quando conseguiria tirar a identidade da Heloísa. Estou muito feliz com esse trabalho feito para a gente”, relatou a mãe.

A DPE-AP em parceria com a Prefeitura de Calçoene proporcionou às comunidades mais distantes do município o transporte de seus assistidos até a Carreta. Foram 22 pessoas das comunidades do Carnot e do Lourenço.

Além da emissão de Carteiras de Identidade, o mutirão ofereceu atendimento jurídico gratuito nas áreas Cível, Família, Execução Penal, Criminal, LGBTQIA+, Direitos da Mulher, entre outros. 46 pessoas foram atendidas.

“Quando a gente sai das nossas sedes e vem para a rua, estamos democratizando o acesso à justiça de forma que as pessoas vejam a instituição e se interessem por saber o que fazemos. Assim, chegamos mais perto do nosso assistido e ele pode saber todos os serviços que pode acessar”, finalizou José Rodrigues, defensor público-geral.