Mãe tira primeira Identidade de filha na Carreta, em Calçoene

Mutirão foi realizado neste sábado, 5.

Por Ingra Tadaiesky
05 Ago de 2023, 2 anos atrás
Mãe tira primeira Identidade de filha na Carreta, em Calçoene

 

A Carteira de Identidade é um dos documentos mais importantes para um cidadão brasileiro, pois é ela que representa a individualidade de cada pessoa registrada em território nacional, além de possibilitar o acesso à diversos direitos. Graças ao mutirão na Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizado em Calçoene neste sábado, 5, Heloísa, de apenas um ano, agora possui o seu documento.

Vinda da Comunidade do Carnot, a 70 quilômetros da sede do município, sua mãe, Ingrid Souza, conta que o mutirão foi um grande facilitador para conseguir a emissão do documento.

“Nós moramos muito longe, então se não fosse a Defensoria estar aqui hoje eu nem sei quando conseguiria tirar a identidade da Heloísa. Estou muito feliz com esse trabalho feito para a gente”, relatou a mãe.

A DPE-AP em parceria com a Prefeitura de Calçoene proporcionou às comunidades mais distantes do município o transporte de seus assistidos até a Carreta. Foram 22 pessoas das comunidades do Carnot e do Lourenço.

Além da emissão de Carteiras de Identidade, o mutirão ofereceu atendimento jurídico gratuito nas áreas Cível, Família, Execução Penal, Criminal, LGBTQIA+, Direitos da Mulher, entre outros. 46 pessoas foram atendidas.

“Quando a gente sai das nossas sedes e vem para a rua, estamos democratizando o acesso à justiça de forma que as pessoas vejam a instituição e se interessem por saber o que fazemos. Assim, chegamos mais perto do nosso assistido e ele pode saber todos os serviços que pode acessar”, finalizou José Rodrigues, defensor público-geral.