Mais de 100 pessoas foram atendidas no primeiro dia de funcionamento da carreta da Defensoria Pública

A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira, 29. Projeto é oriundo de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre.

Por Jeanne Maciel
29 Abr de 2022, 2 anos atrás
Mais de 100 pessoas foram atendidas no primeiro dia de funcionamento da carreta da Defensoria Pública

 

O mutirão que estreou a primeira unidade móvel da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) nesta sexta-feira, 29, atendeu mais de 100 pessoas. O evento ocorreu no estacionamento do Sambódromo e deu início ao “Maio Verde”, mês dedicado à Defensoria Pública.

Foi ofertada assistência jurídica para ações relacionadas a Família, Criança e Adolescente, Cível, Direitos da Mulher, LGBTQIA+, Criminal, Execução Penal e outras.

Raimundo Alves, 57, foi uma das pessoas atendidas no mutirão. Ele procurou a carreta para resolver uma questão de guarda famíliar. "Estou pedindo a guarda dos meus netos porque minha filha faleceu. Procurei a Defensoria para me ajudar porque sem os documentos não consigo resolver nada", contou o assistido.

Para Raimundo, a carreta foi uma ótima ideia. "Foi um atendimento rápido que eu levaria um mês para conseguir", disse.

Feliz com a entrega, o defensor público-geral José Rodrigues, aproveitou o momento para agradecer aos apoiadores, servidores e assistidos. "Não seria possível sem vocês", lembrou.

"Entregamos a carreta com um mutirão porque foi para isso que ela foi projetada, dezenas de pessoas estão sendo atendidas hoje e isso mostra o benefício que esse instrumento já está trazendo para a população", ressaltou o DPG.

Para o governador Waldez Góes, a sensação é de "missão cumprida". O dirigente relembrou o compromisso da Defensoria Pública e disse que "a população tem que ter o acesso à justiça e nós queremos os serviços da DPE-AP chegando na sociedade", frisou.


Sobre a unidade móvel

A carreta é fruto de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, que alocou o recurso por meio do Ministério da Defesa, no Projeto Calha Norte (PCN) com investimento de R$ 1.435.000,00.

Durante a entrega, o senador disse que a carreta é um "instrumento necessário para o acesso à justiça".

"Sabemos o quanto vai ser útil para a população. A carreta vai poder ficar em um bairro, um distrito, na zona rural onde há mais de 50 comunidades", pontuou Davi.

Esse é o primeiro projeto executado pelo Calha Norte com uma Defensoria Pública e o mais rápido convênio realizado pelo programa, que ao todo será findado em seis meses.

Em via de regra, o Projeto Calha Norte só havia trabalhado em ações diretamente ligadas com o Poder Executivo estadual e municipal. Por isso, é um projeto-piloto que servirá de incentivo para outras instituições buscarem o Calha Norte.

Com 15 metros de comprimento por 2,6 metros de largura, a carreta é climatizada, possui recepção, sala de atendimento, sala privada, sala de T.I, banheiro, cozinha, um elevador para PcD e estrutura externa com alongamento, comportando até vinte atendimentos simultâneos.