Mais que um prédio, a nova sede da DPE-AP é um instrumento de garantia de direitos

Conheça a história de Marcone

Por Ingra Tadaiesky
01 Mar de 2024, 2 meses atrás
Mais que um prédio, a nova sede da DPE-AP é um instrumento de garantia de direitos

 

A festa que comemorou a inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), nesta sexta-feira, 1, foi, acima de tudo, um recado: este é mais que um prédio, é um instrumento para garantia de direitos. Em 2023, mais de 180 mil pessoas foram atendidas pela DPE-AP, isso representa 25% de toda a população amapaense.

Marcone foi um dos assistidos que teve a sua vida transformada após a atuação da Defensoria. O enfermeiro, que era voluntário na Casa da Hospitalidade, em Santana, acompanhou o pequeno José Gabriel em uma viagem para fora do estado para um tratamento de saúde. A viagem durou 4 meses e nesse período juntos, José Gabriel já preenchia todo o coração de Marcone.

Na volta para o Amapá, Marcone, que já sentia um amor paternal, iniciou o processo de adoção, seguindo todos os passos legais. A ação de adoção foi pedida pela Defensoria Pública que participou de todo o processo, desde o início, com orientações e entrada da ação de habilitação, até a sentença final, que deferiu a adoção. Além disso, a DPE-AP também esteve presente em outros momentos da família, quando, através de sua atuação conseguiu um cuidador para o menino e um professor tutor para acompanhá-lo na escola.

Representando todos os assistidos, Marcone encerrou a cerimônia de abertura da “Festa da Gente”.

“Eu sou muito grato à Defensoria Pública porque ela fez um papel esplêndido na minha vida. Através dela eu pude realizar o meu sonho de ser pai”, disse Marcone.

NOVA SEDE

A nova sede da Defensoria Pública de Macapá, que já foi o único ponto de atendimento da população, foi totalmente revitalizada através do método Retrofit, preservando sua estrutura física enquanto moderniza o edifício. Agora, com dois novos prédios para atender a população, a sede se torna exclusivamente um pólo administrativo da instituição.

A reforma, que durou um ano a partir do final de 2022, foi financiada pela própria Defensoria Pública, totalizando R$ 6.335.090,23 para a adequação. Além disso, emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto proporcionaram um investimento de R$ 3.436.474,05 em mobiliário.

Localizada no coração do centro administrativo de Macapá, na Avenida FAB, a nova sede apresenta características inovadoras, proporcionando ambientes de convivência diversificados para uma melhor qualidade de vida no trabalho e integração com a sociedade amapaense. Com dois pavimentos, o prédio inclui recepção, lounge, 22 salas, auditório com 102 lugares, sala de reunião, salas de máquinas para T.I, banheiros adaptados para PcDs e executivos, copa, refeitório e três depósitos.