Mês das Mulheres: Núcleo Regional de Porto Grande realiza palestras com moradoras

Empreendedorismo feminino e direitos das mulheres foram os temas pautados.

Por Ingra Tadaiesky
17 Mar de 2023, um ano atrás
Mês das Mulheres: Núcleo Regional de Porto Grande realiza palestras com moradoras

 

Nos dias 15 e 16 de março, o Núcleo de Porto Grande da Defensoria do Estado do Amapá (DPE-AP) foi palco de palestras que pautaram temas relevantes para a autonomia feminina. Empreendedorismo e direitos das mulheres foram os principais tópicos abordados.
A ação faz parte da campanha em comemoração ao Mês de Luta da Mullher “Igualdade é meu direito! O respeito, seu dever” da DPE-AP. A programação conta com palestras, oficinas e cursos que buscam a restauração da autoestima e possibilitam a independência financeira das mulheres inseridas na Rede de Atendimento à Mulher (RAM).
No dia 15, a DPE-AP recebeu a consultora do Sebrae Amapá, Cleicy Miranda para falar sobre a importância do empreendedorismo feminino na construção da autonomia. No dia 16, a Subdefensora Pública-Geral Elena Rocha esteve presente pautando o papel da DPE na garantia de direitos das mulheres, assim como Ana Carolina Gomes, da Secretaria de Políticas Para as Mulheres, que abordou assuntos que permeiam as ações da instituição.
“Essa palestra é de extrema relevância para o projeto, porque a gente mostra para essas mulheres que a Defensoria Pública é uma instituição da qual elas podem confiar e compreender que vão ser acolhidas caso tenham uma demanda. Também para alertá-las sobre educação em direitos, pois muitas vezes a gente nem sabe que tem direito relacionado a alguma situação. Então é o fortalecimento da DPE especialmente na defesa e promoção dos direitos das mulheres”, diz a subdefensora.
Edilene Magalhães, 44, está participando de toda a programação desde seu início e conta que o projeto foi muito importante para sua autoestima.
“Eu vim porque falaram que seria muito bom pra mim, porque eu estava muito deprimida. Descobri um câncer no útero recentemente e minha autoestima estava bem baixa. Com o curso de maquiagem e com as palestras eu estou conseguindo espairecer e me sentir melhor”, fala.
As ações seguem até o começo de abril e o encerramento será na orla da cidade com o evento “Tardezinha delas”. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Para as Mulheres de Porto Grande.