Moradores de ocupação são auxiliados pela DPE-AP em ação de cadastro para unidades habitacionais

Parceria com Secretaria Estadual da Habitação levou Carreta para a Rodovia Norte-Sul.

Por Ingra Tadaiesky
04 Ago de 2023, 10 meses atrás
Moradores de ocupação são auxiliados pela DPE-AP em ação de cadastro para unidades habitacionais

 

Nos dias 2 e 3 de agosto a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) e a Secretaria de Estado da Habitação (SEHAB) realizaram uma ação com a Carreta da instituição para cadastrar famílias para a lista reserva do residencial Miracema. A ação é voltada para os moradores que ocuparam de forma irregular a área da União localizada ao longo da Rodovia Norte-Sul.

Na ocasião, também foram realizados atendimentos gratuitos na área Cível, além de orientação jurídica. Segundo o defensor público Márcio Peixoto, a parceria reforça a credibilidade que a Defensoria Pública possui com a população para fazer um atendimento mais próximo e atuante na garantia de seus direitos.

“A Secretaria buscou uma forma de fazer um atendimento mais próximo dessas famílias que foi viabilizado por meio da Carreta. Aqui nós estamos na porta da casa dessas pessoas que muitas vezes não tem como se deslocar até o centro para fazer esse cadastro”, explicou o defensor.

Cerca de 250 famílias foram convocadas por meio de edital para efetuar o cadastro reserva e devem cumprir requisitos como: estar com o Cad Único atualizado, possuir a documentação completa e legível e ter a renda declarada para serem consideradas aptas para a aquisição da unidade habitacional.

“Existe uma determinação judicial que decide a retirada das famílias dessa área, por ser uma ocupação irregular. Pensando nisso, nós organizamos essa ação para garantir o direito à moradia dessas pessoas, dando a oportunidade de fazer o cadastro para a aquisição da sua unidade habitacional no conjunto Miracema, ainda este ano”, explicou a coordenadora da ação, Emily Coelho.

Mirian é diarista e uma das moradoras que vai ser beneficiada. Ela contou sobre as suas expectativas.

“Estou ansiosa, espero que dê tudo certo e eu consiga a minha casa, agora dentro da regularidade”, finalizou.