Mulheres aprendem técnicas de manicure e podologia em Porto Grande

Além da formação, todas as participantes receberam um kit básico de materiais para iniciar na profissão.

Por Caroline Mesquita
11 Mar de 2025, 3 semanas atrás
Mulheres aprendem técnicas de manicure e podologia em Porto Grande

 

A independência financeira é um dos pilares da emancipação feminina. Com esse objetivo, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) em Porto Grande incluiu, em sua programação do Mês da Mulher, um curso profissionalizante de Manicure e Podologia para 30 mulheres do município. A formação começou nesta terça-feira, dia 11, com técnicas de manicure, e segue até o dia 12, com aulas de podologia.

As participantes foram recebidas com entusiasmo pela manicure e podóloga Fernanda Perna Silva, facilitadora do curso. Antes do início das aulas, todas receberam um kit básico contendo alicate, lixa, esmaltes, acetona, algodão e toalha — materiais essenciais para iniciar na profissão. Com mais de 20 anos de experiência na área, Fernanda enfatizou a importância do aprendizado sobre práticas de higiene e biossegurança, além das técnicas de preparo e embelezamento das unhas.

“Além das técnicas de manicure, é fundamental deixar o cliente à vontade e entender suas preferências, como o tipo de lixamento. Com confiança e habilidade, sempre surgem novos clientes”, destacou a facilitadora.

O defensor público Pedro Vinícius Ferreira, coordenador da Defensoria em Porto Grande, explicou que a iniciativa do curso visa proporcionar uma oportunidade imediata de ingresso no mercado de trabalho.

“Escolhemos o curso de manicure e podologia porque a profissão exige um investimento inicial acessível. A Defensoria forneceu um kit básico para que essas mulheres possam começar a atuar logo após a capacitação, promovendo autonomia financeira”, ressaltou.

Chrislaine Freitas, de 25 anos, já trabalhou como manicure em dois salões em Macapá e viu no curso uma oportunidade de reciclar seus conhecimentos e aprender sobre podologia.

“A professora é muito atenciosa. Já atuo na área, mas sempre é bom adquirir novos conhecimentos, pois cada profissional tem seu método de trabalho. Meu objetivo é me especializar em podologia e abrir meu próprio negócio aqui no município”, afirmou a participante.

A programação será concluída em Porto Grande no dia 13 de março, com a entrega de certificados às participantes e um coffee break.