Mulheres no Controle: Defensoria promove feira para valorizar artesãs de Mazagão

As 24 artesãs participantes fazem parte da ASARTAM e do Grupo Cáritas.

Por Caroline Mesquita
17 Mar de 2025, 2 semanas atrás
Mulheres no Controle: Defensoria promove feira para valorizar artesãs de Mazagão

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) em Mazagão iniciou, nesta segunda-feira, 17, a Feira "Mulheres no Controle: Nossa Força. Nossa Autonomia", uma ação especial que visa fortalecer a autonomia de 24 artesãs locais, proporcionando maior visibilidade e oportunidades para a comercialização de seus produtos, na frente da sede da instituição. A feira segue até o dia 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A abertura do evento foi marcada por momentos de muita cultura e alegria, com uma apresentação emocionante do grupo Tambores de Jorge, que trouxe ao público a beleza do marabaixo, tradição da Terra de São Tiago. A feira também contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Mazagão, Chico Nó, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Venina Santos, e a deputada estadual Zeneide Costa.

O defensor público Ricardo Carvalho, coordenador da Defensoria em Mazagão, destacou a importância de iniciativas como essa para a comunidade. “Além de estarmos à disposição da população em processos jurídicos, o papel da Defensoria é também contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento local. Mazagão tem uma rica cultura artesanal, e foi com esse intuito que idealizamos a feira, em parceria com as artesãs”, afirmou.

O prefeito Chico Nó parabenizou a Defensoria pela ação e ressaltou o impacto positivo da feira para as mulheres da cidade. “No Mês das Mulheres, é comum vermos campanhas de combate à violência, mas aqui estamos celebrando a autonomia financeira delas. Ficamos felizes com o apoio da Defensoria e já estamos trabalhando para reabrir a Casa do Artesão em Mazagão”, anunciou.

As artesãs participantes fazem parte da Associação de Artesãos da Tribo das Artes Mazaganense (ASARTAM) e do Grupo Cáritas. Elas estão oferecendo ao público uma variedade de produtos, como cerâmicas, peças de madeira, bonecos de São Tiago, crochê, artesanato em tecidos, tapetes, biojoias, resina e redes.

Ana Cleide Carvalho, de 55 anos, presidente da ASARTAM, comentou sobre a importância do evento para as participantes. “O período de inverno é um desafio para quem vive de artesanato. A chuva e o frio dificultam a exposição dos nossos produtos, e esse espaço organizado pela Defensoria é uma excelente oportunidade. Estamos muito felizes por poder mostrar nosso trabalho e ganhar mais visibilidade”, pontuou a artesã.

Como parte da programação da feira, as artesãs também terão a oportunidade de participar de uma capacitação na terça-feira, 18. O curso "Impulsione seu Negócio - Redes Sociais para Empreendedoras" será conduzido pela jornalista Jeanne Maciel, da Assessoria de Comunicação da DPE-AP. O objetivo é capacitar as artesãs para utilizarem as redes sociais de forma estratégica, fortalecendo suas marcas e conquistando mais clientes.

Já no dia 20 de março, as artesãs vão participar da palestra "Atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos das mulheres", que será ministrada pela defensora pública Marcela Fardim, coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPE-AP.