Mulheres no Controle: série de capacitações para independência feminina inicia em Macapá

A iniciativa já levou capacitações para os municípios de Porto Grande e Mazagão e agora continua em Macapá.

Por Jeanne Maciel
25 Mar de 2025, 7 dias atrás
Mulheres no Controle: série de capacitações para independência feminina inicia em Macapá

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), iniciou hoje, 24, o primeiro curso profissionalizante de fabricação de salgados. A capacitação, realizada em parceria com o SENAI Amapá, oferece uma oportunidade de transformação para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O curso integra a campanha “Mulheres no Controle: Nossa Força. Nossa Autonomia”, que busca fortalecer o protagonismo feminino e incentivar a independência financeira. A iniciativa já levou capacitações para os municípios de Porto Grande e Mazagão e agora continua em Macapá, ofertando cursos para 50 mulheres.

Durante as aulas, que vão até o dia 28 de março, as participantes aprenderão técnicas de fabricação de salgados fritos e assados, com ênfase em higiene, qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade.

Rosana, de 43 anos, é uma das alunas do curso e vê a capacitação como uma chance de aprimorar seu negócio de lanches.

“Tenho dificuldades na produção de salgados, e essa oportunidade vai me ajudar a melhorar e crescer na minha área”, afirmou.

Na abertura do evento, a subdefensora pública-geral, Adegmar Loiola, compartilhou sua identificação pessoal com o impacto do curso, lembrando sua própria história.

“Esse curso é especial para mim porque sou filha de salgadeira. Minha mãe sustentou nossa casa por muitos anos graças a uma oportunidade como essa”, relembrou.

Marcela Fardim, coordenadora do Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher de Macapá, responsável pela ação, destacou a importância da capacitação como um passo essencial para a emancipação das mulheres.

“Essa parceria com o Senai é muito mais do que uma chance de aprendizado. É um caminho de esperança, onde as mulheres podem trilhar sua própria trajetória de independência, sem depender de relacionamentos ou de outras pessoas”, ressaltou.

O segundo curso da série será voltado para a fabricação de pães artesanais e acontecerá entre os dias 31 de março e 4 de abril.