Mutirão nas Pedrinhas comemora o aniversário de dois anos da Carreta da Defensoria

Em dois anos, unidade móvel já atendeu 4500 amapaenses

Por Ingra Tadaiesky
27 Abr de 2024, 7 meses atrás
Mutirão nas Pedrinhas comemora o aniversário de dois anos da Carreta da Defensoria

 


Em dois anos de um trabalho incansável, a Carreta da Defensoria já percorreu todo o Amapá e tornou o acesso à justiça uma realidade para quase 5 mil amapaenses. Esse sábado, 27, seu aniversário foi comemorado com um mutirão de atendimentos nas Pedrinhas e 80 pessoas tiveram seus direitos garantidos.

Inaugurada no dia 29 de Abril de 2022, a Carreta foi idealizada para ampliar os atendimentos e chegar mais perto da população vulnerável do estado que não consegue ir até uma das sedes durante os dias de semana.

Para o defensor público-geral, José Rodrigues, o sentimento é de que o dever está sendo cumprido.

“Quando a gente atende quase 5 mil pessoas e tem a oportunidade de mudar a vida dessas pessoas com o trabalho da Defensoria, com o trabalho da Carreta, o sentimento é de dever cumprido. De cumprir a missão social que nosso cargo de defensor nos dá, que é levar cidadania e ajudar a mudar a vida das pessoas que mais precisam”, declarou José.

Elenilda Pelaes foi uma das assistidas que teve a sua vida mudada na ação deste sábado ao dar entrada no processo de guarda do seu neto, o pequeno Enzo Alexandre, de 9 anos. O garoto vive com a avó desde seus 3 anos de idade, sendo a principal companhia da idosa. Sem legalizar sua situação, ela enfrentava dificuldades.

“Agora vou conseguir viajar com ele, resolver as questões da escola, marcar consulta. Desde que ele entrou na minha vida não saiu nunca mais, é minha companhia. Agora eu estou me sentindo muito feliz, agora vai ficar tudo certo!”, comemorou a avó.

Em cada ação realizada na unidade móvel, a DPE-AP garante todos os seus serviços oferecidos no dia a dia da instituição. Entre as principais demandas, estão a emissão de RG e segundas vias de documentos, além dos atendimentos jurídicos como divórcio, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, direitos do consumidor, ações de saúde e anulação ou renegociação de débito em contas de água e luz, entre outros.

Para maio, a Carreta já tem 3 ações planejadas:
Dia 4: Fazendinha
Dia 11: Santana
Dia 18: Infraero I