Palestra de Gustavo Junqueira traz reflexões sobre violação dos Direitos Humanos na tutela penal

Ministrante usou a temática para trazer provocações em torno do Direito Penal como instrumento de proteção dos Direitos Humanos.

Por Jeanne Maciel
19 Mai de 2023, 12 meses atrás
Palestra de Gustavo Junqueira traz reflexões sobre violação dos Direitos Humanos na tutela penal

 

Dando continuidade ao segundo dia da Semana Jurídica da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), na quarta-feira, 17, o defensor público Gustavo Octaviano Junqueira, de São Paulo, ministrou a aula "Defensoria Pública e Tutela Penal de Direitos Humanos" para o público presente.

O defensor público usou a temática para trazer reflexões e provocações em torno do Direito Penal como instrumento de proteção dos Direitos Humanos.

Para Junqueira, ao longo dos anos, o movimento punitivista sequestrou o debate sobre Direitos Humanos, construindo um discurso de que o sistema penal é uma proteção para esses direitos. Em outras palavras, se deve punir mais para proteger os Direitos Humanos dos cidadãos.

"O poder penal consegue proteger Direitos Humanos? Você consegue diminuir o número de homicídios prendendo os autores? Temos vários números mostrando que isso não acontece", indagou o defensor público.

Segundo Gustavo, um sistema estruturalmente ineficiente e subordinado ao poder não é capaz de proteger a vida.

"Tortura é um crime contra os Direitos Humanos e quem tem uma pena maior: tortura ou furto de carro? O furto de carro. Manter uma condição análoga à escravidão ou furto de carro? Furto de carro. Por quê? Porque quem faz a lei é quem tem poder, e quem tem poder é quem escraviza, tortura e quem tem carro. O sistema penal é pensado assim", provocou durante a palestra.

O ministrante ainda questionou sobre a proteção da vítima, que em tese teve seus direitos violados.

“O Direito Penal não tutela a vítima, tutela o sentimento de vingança. Uma vez que a vítima é esquecida e não lhe é assegurado um amparo nos direitos que foram violados", expressou Gustavo Junqueira.

Para Eliete Oliveira, acadêmica de assistência social, que assistiu à palestra, o tema abordado vai contribuir para sua formação. "Vou sair daqui com o pensamento mais aberto sobre o que são os Direitos Humanos", expressou.

"Estou no terceiro semestre, então é um aprendizado muito grande ouvir sobre Direitos Humanos. A gente sai daqui com outra perspectiva, outro pensamento, para aplicar na vida profissional", finalizou a estudante.