Pobreza Menstrual: DPE-AP participa de entrega de absorventes para mulheres privadas de liberdade no IAPEN

Ação fez parte do projeto Solidariedade Feminista por Dignidade Menstrual.

Por Jeanne Maciel
26 Abr de 2022, 2 anos atrás
Pobreza Menstrual: DPE-AP participa de entrega de absorventes para mulheres privadas de liberdade no IAPEN

 

Apesar de ser um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014, a pobreza menstrual é uma realidade que atinge milhares de meninas, mulheres e homens trans. Na última quarta-feira, 20, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) auxiliou o projeto Solidariedade Feminista por Dignidade Menstrual na entrega de absorventes para internas do Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (IAPEN).

Cerca de 80 kits de absorventes íntimos foram arrecadados pelo Levante Popular da Juventude e entregues para mulheres em privação de liberdade.

Segundo a defensora pública Elane Dantas, a DPE-AP “fez a ponte” para possibilitar “que o material arrecadado chegasse nas mãos das internas”, disse.

“No momento da entrega, houve uma abordagem resumida sobre a pobreza menstrual e a necessidade de que seja garantido o direito fundamental da mulher ao acesso de absorventes íntimos”, relatou a defensora pública.

A precariedade menstrual tem impacto na saúde de pessoas com útero e não se restringe apenas à falta de dinheiro, mas engloba também a falta de infraestrutura no ambiente em que se encontram.

 

 

Todas as mulheres privadas de liberdade na foto autorizaram a utilização da imagem.