Posse de nova diretoria marca a 75ª reunião do Condege, em Cuiabá (MT)

Defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, esteve presente na posse de Oleno Matos como presidente do Conselho.

Por Rafael Guerra
26 Jun de 2023, 11 meses atrás
Posse de nova diretoria marca a 75ª reunião do Condege, em Cuiabá (MT)

 

A 75ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) ocorreu na última quinta-feira, 22, em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O encontro foi marcado pela posse da nova diretoria, que tem como presidente o defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, como presidente.

A diretoria do conselho também é composta pela DPG da Bahia, Firmiane Souza, como vice-presidente; e pela DPG de Mato Gosso, Luziane Castro, como secretária-executiva.

Entre as principais pautas do encontro, esteve a articulação de, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), obrigar que os cartórios comuniquem às Defensorias Públicas todos os casos de registro civil sem o vínculo paterno.

O DPG do Amapá, José Rodrigues, lembrou que essa comunicação já é obrigatória no Amapá. O texto, de autoria da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) e protocolado pelo deputado estadual Pastor Oliveira, foi sancionado em junho de 2022.

Outro ponto relevante da reunião foi o papel estratégico da comunicação como ferramenta para reforçar o papel essencial da instituição na promoção de igualdade de direitos, atuando como porta de entrada das pessoas socioeconomicamente vulneráveis ao Sistema de Justiça.

Esta edição do Condege teve a participação dos chefes das Defensorias Públicas de 23, das 27 unidades federativas do país, além do defensor e deputado federal, Stélio Denner, que representou o presidente da Câmara dos Deputados Federais, Arthur Lira; do secretário nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira; do defensor público-geral da União, em exercício, Fernando de Oliveira Júnior; do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; e do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.