"Preciso ter documentos para trabalhar", diz colombiano-brasileiro que buscou Carreta da DPE-AP para retificar Certidão de Nascimento

Ação ocorreu na manhã deste sábado, 12, no Marabaixo 4.

Por Jeanne Maciel
12 Nov de 2022, 2 anos atrás
"Preciso ter documentos para trabalhar", diz colombiano-brasileiro que buscou Carreta da DPE-AP para retificar Certidão de Nascimento

 

Os moradores do bairro Marabaixo 4, localizado na zona oeste de Macapá, receberam a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) na manhã deste sábado, 12, em mais um mutirão realizado na unidade móvel. A ação contou com 11 defensores públicos disponíveis para a população.

Cerca de 70 pessoas foram atendidas. Uma delas foi o colombiano-brasileiro Paulo Celis Rodriguez, 19, que procurou a Defensoria Pública para fazer uma retificação da Certidão de Nascimento brasileira.

Paulo é filho de colombianos e nasceu em Boa Vista, capital de Roraima. Na época em que foi registrado, o pai do jovem estava na Colômbia e, por isso, o sobrenome do genitor não consta na Certidão de Nascimento do Brasil.

“Tentei fazer meus documentos aqui e não consegui. Preciso disso para ter Carteira de Identidade e CPF para trabalhar”, relatou Paulo, que morou quase a vida na Colômbia e hoje quer residir no Brasil.

Segundo a defensora pública Silvia Pittigliani, que atendeu o assistido, será necessário judicializar o pedido. “Ele já foi no cartório mas não conseguiu incluir o sobrenome do pai, então entramos com uma ação de retificação de registro civil. Assim, ele vai poder, tanto ter seus documentos, quanto comprovar que ele estudou na Colômbia”, explicou.

O mutirão realizado no Marabaixo 4 foi o penúltimo da agenda da DPE-AP para 2022. No dia 19, será a vez do bairro Jardim Felicidade 2, em frente a Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, das 8 às 12 horas.