Primeiro mutirão de 2024 atendeu 84 pessoas, em Santana

Essa foi a primeira vez que o novo defensor público, empossado no dia 15, atendeu na Carreta.

Por Ingra Tadaiesky
20 Jan de 2024, 4 meses atrás
Primeiro mutirão de 2024 atendeu 84 pessoas, em Santana

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) iniciou suas atividades de 2024 com força total. Neste sábado, 20, a Carreta estacionou no bairro Fonte Nova, em Santana, proporcionando acesso à justiça a 84 moradores da região. O mutirão ofereceu atendimentos jurídicos gratuitos, marcando o início da agenda de garantia de direitos do ano.

Na ocasião, o defensor público empossado no último dia 15, Arthur Pessoa, teve a primeira experiência atendendo a população em um mutirão da Carreta. A atuação na unidade móvel faz parte do seu curso de formação.

“Eu já acompanhava o trabalho da Defensoria do Amapá e era um sonho estar aqui e participar desse mutirão. A experiência de poder estar mais próximo da população é muito satisfatória e engrandecedora, e isso torna o ofício muito mais gratificante”, disse o defensor.

Azulai Dias foi atendido por Arthur e buscou o mutirão da Defensoria para iniciar um processo de divórcio. Após a atuação, o assistido já retornou para casa com todos os trâmites devidamente encaminhados e em um prazo de 40 dias será convocado para a audiência.

“Aqui é distante do centro de Santana e ter essas ações pelos bairros facilita muito a vida da gente. Hoje consegui iniciar o processo de divórcio e já está tudo certinho, foi um atendimento muito bom mesmo, vim com um problema e saí com ele resolvido”, disse Azulai.

Desde novembro de 2023 Santana possui uma sede própria que atende diariamente as demandas dos munícipes. No entanto, ainda existem bairros afastados como o Fonte Nova, que possuem moradores sem condições financeiras de se deslocarem para o centro em busca de atendimento, o que justifica a itinerância da unidade móvel.

O diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE) e responsável pelo curso de formação, Jefferson Teodósio, explicou que a característica mais marcante do treinamento da DPE-AP é ser extremamente voltado para a prática.

“Hoje ele está estreando o processo de atendimento direto à população amapaense neste mutirão e isso é algo muito importante: introduzir um novo defensor à nossa cultura de mutirões já no curso de formação para que ele se inteire dessa prática desde o começo de sua atuação”, disse Jefferson.

Os mutirões na Carreta têm como objetivo dar a oportunidade de atendimento para aquelas pessoas que não conseguem ir à sede de segunda a sexta-feira, seja por morarem em comunidades distantes, ou por causa do horário de trabalho. Essa é uma forma da Defensoria garantir que o acesso à justiça chegue a todos os amapaenses.