Primeiro semestre fecha com aumento na produtividade da Defensoria Pública do Amapá

O crescimento mais expressivo foi no número de mediações, que aumentou em 958%, se comparado janeiro a junho de 2022 e 2023.

Por Ingra Tadaiesky
24 Ago de 2023, um ano atrás
Primeiro semestre fecha com aumento na produtividade da Defensoria Pública do Amapá

 

Dados levantados pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) revelaram um aumento significativo da produtividade da instituição. Mediações; petições iniciais; e atendimentos e orientações foram as atividades que se destacaram quando comparados os números do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2023.

Mesmo sendo uma instituição jovem, para o corregedor-geral, Eduardo dos Anjos, já é possível notar avanços na qualidade e quantidade dos serviços ofertados, sempre buscando atender com celeridade a população amapaense.

Os números provam isso. De janeiro a junho de 2023, houve um aumento de 958% de mediações em comparação ao mesmo período do ano anterior. Sendo uma atuação extrajudicial, a mediação facilita o diálogo entre as partes de um processo.

“Mais mediações reflete a postura da Defensoria de, acima de tudo, resolver a vida do cidadão. O defensor público é o profissional de resolução de problemas e a Defensoria Pública a instituição voltada para resolver os problemas da população. Então, sempre que pudermos resolver o problema de forma amigável e extrajudicial, a gente opta por fazer. Esse é um dever funcional do defensor público”, explicou o defensor público-geral, José Rodrigues.

Também subiram os índices de peticionamentos iniciais. Foram 45% a mais, contrastando os primeiros seis meses de 2022 com 2023. Sendo esse o primeiro passo para o início de um processo judicial, o número é ainda mais expressivo se analisármos apenas o Núcleo de Família de Macapá, aumentou sozinho em 50%, comparando os dois períodos, liderando os demais núcleos da DPE-AP.

“Cada vez mais as pessoas têm confiado e procurado a Defensoria Pública. Isso é reflexo de um protagonismo que temos assumido, mostramos para a população o real papel da instituição”, declarou o DPG.

Esses índices também refletem a expansão constante da DPE-AP. De janeiro a junho de 2022 foram realizados 75.093 atendimentos e orientações. O mesmo período desse ano já registrou 80.618 e as projeções apontam que até outubro chegará a 150 mil.

Para o corregedor geral, Eduardo dos Anjos, os aumentos representam os resultados do trabalho de membros e servidores que entendem a importância da atividade fim da Defensoria Pública: levar o acesso à justiça para todos.

“Com esse aumento quem ganha é a população. Quando esses índices se elevam, isso demonstra que são mais pessoas atendidas e mais pessoas que têm suas demandas resolvidas, o que resulta na expansão do acesso à justiça. Os números nada mais são que uma fotografia do dia a dia da instituição”, justificou Eduardo.

O corregedor-geral ressaltou que o crescimento também é resultado de investimentos que deram a estrutura necessária para a melhora nos atendimentos, como a inauguração do Anexo 2 e as sedes dos interiores, além da renovação do parque tecnológico e aquisição da frota de veículos.

“É importante salientar que não tivemos aumento de pessoal, mas racionalizamos os procedimentos e redistribuímos o trabalho e os recursos na instituição”, disse.

Com os 8 novos membros empossados em agosto deste ano, a Defensoria Pública conseguirá estar ainda mais próxima da população amapaense.

“O zelo pelo trabalho é responsável por esses números. Temos defensores e servidores que estão de segunda a segunda empenhados em desenvolver o melhor trabalho possível para que o acesso à justiça chegue ao maior número de pessoas possível por todo o estado”, finalizou Eduardo.