Prova de estágio da Defensoria tem recorde de presença e confirma fortalecimento da instituição junto a comunidade acadêmica

353 estudantes compareceram ao certame.

Por Ingra Tadaiesky
14 Abr de 2025, 1 semana atrás
Prova de estágio da Defensoria tem recorde de presença e confirma fortalecimento da instituição junto a comunidade acadêmica

 


A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou neste domingo, 13, na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), a prova do processo seletivo de estágio para estudantes de Direito. O certame bateu recorde de participação, com 353 candidatos presentes, mais do que o dobro do número registrado no ano anterior que foi de 142.

O aumento expressivo no número de participantes é um indicativo do fortalecimento da instituição junto à comunidade acadêmica amapaense. José Rodrigues, defensor público-geral, afirmou que o estágio na DPE-AP é o melhor que um estudante pode fazer, pois possibilita o aprendizado em todas as áreas do Direito e em todas as fases de um processo.

“Esse sucesso do processo seletivo demonstra que o estágio na Defensoria já é muito bem visto pela comunidade acadêmica. Ele é o melhor programa de estágio do Amapá porque o estudante de Direito tem a oportunidade de atuar em todas as áreas do Direito e de acompanhar todas as fases de um processo”, afirmou o DPG.

Os estudantes aprovados atuarão diretamente no atendimento à população, na elaboração de peças processuais e no apoio às atividades jurídicas da instituição, tendo a oportunidade de vivenciar na prática os desafios e a importância do serviço público voltado à promoção dos direitos humanos.

Gemerson Mendonça, de 20 anos, é estudante de Direito e fez a prova, ele contou sobre suas expectativas e sonhos.

“Quero muito ser aprovado pra conseguir aplicar os conhecimentos que desenvolvi até agora no curso e também uma das minhas perspectivas para o futuro, após me formar, é ingressar na carreira de defensor público. Então a minha prioridade para estágio sempre foi a Defensoria Pública, sei que lá vou aprender bastante”, disse o acadêmico.

Para Jefferson Teodósio, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE), esse resultado demonstra o reconhecimento do papel da Defensoria na promoção da justiça e no acesso aos direitos fundamentais, além do interesse dos futuros operadores do Direito em contribuir com a missão institucional de garantir os direitos da população mais vulnerável.

“Esperamos que eles estejam muito brevemente conosco atuando na Defensoria Pública de Macapá, Santana e nos interiores levando o acesso à justiça a população do Amapá. Aguardamos ansiosos para a chegada de todos para poder contribuir com os seus aprendizados”, finalizou Jefferson.